Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Geleia no café da manhã: 5 combinações saudáveis para começar bem o dia!
Guia Culinário 15/02/2017

Geleia no café da manhã: 5 combinações saudáveis para começar bem o dia!

Começar a primeira refeição do dia de forma nutritiva e saudável é o primeiro passo para uma boa rotina alimentar. E, para que isso aconteça da forma mais prazerosa, que tal montar um cardápio matinal com deliciosas combinações? As geleias, por exemplo, são perfeitas para acompanhar pães, torradas, tortas e biscoitos, com poucas calorias! Confira 5 incríveis formas para usarmos as geleias em seu café da manhã!

Seja de morango, damasco, cereja ou goiaba, light, zero ou diet, as geleias orgânicas ganham um espaço todo especial como alternativa de acompanhamento para o café da manhã. Ricas em agentes antioxidantes, elas ajudam a fortalecer o sistema imunológico, dando mais força e energia para o organismo durante o resto do dia. Segundo a nutricionista Daniella Chein, essa refeição deve representar apenas 25% das calorias diárias, logo, as geleias são boas alternativas para incluir nesse momento:

“São ótimas opções para substituir alimentos gordurosos, como a manteiga e a margarina, por exemplo. A geleia tem esse aspecto meio transparente e gelatinosa, devido a pectina da fruta, que são as fibras solúveis. Essas fibras presentes são importantes porque impedem a absorção de substâncias cancerígenas ingeridas por meio da alimentação”, explica a profissional destacando, abaixo, dicas para o café da manhã. Veja!

5 opções que incluem a geleia no café da manhã

1 – Geleia com pão integral: Segundo Daniella Chein, os pães integrais são ricos em carboidratos complexos e fibras, que ajudam a regular o intestino e a controlar o colesterol ruim, o LDL. “A ingestão diária dessas fibras podem prevenir doenças como o câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade, além de doenças cardiovasculares”, analisa a profissional.

2 – Geleia com frutas: Ricas em vitaminas, as frutas trazem muita energia para começarmos o dia. “Dentre as vitaminas que encontramos nas frutas, está a vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas e a favorecer a cicatrização da pele, e a vitamina A, que mantém saudáveis os nossos ossos, dentes e visão”, ressalta a nutricionista.

3 – Geleia com ovos: Os ovos são excelentes alimentos para completar a nossa primeira refeição, além de fornecerem bons nutrientes como vitaminas e minerais. “Atente-se na hora de prepará-lo, prefira azeite. Após o preparo, acrescente a geleia de sua preferência e desfrute desse prato saboroso e rico em proteína”, indica a Dra. Daniella.

4 – Waffle integral com geleia: Saudável, crocante e rico em fibras alimentares, o waffle é ideal para quem deseja comer bem e com poucas calorias. Após prepará-lo, acrescente uma colher de geleia do seu sabor favorito e deguste. Você pode compor o seu café da manhã com um delicioso suco natural de laranja, por exemplo.

5 – Torradas integrais com geleia e queijo branco: Para os amantes da praticidade, a geleia também pode colaborar com o seu café da manhã de forma mais rápida. Escolha o queijo de sua preferência e coloque uma colher de sobremesa da geleia, ambos em cima da torrada integral. A mistura do doce com o salgado, além de ser extremamente harmônico, é nutritivo e possui baixo índice calórico.