Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gelatina diet para diabéticos: Opção ideal para controlar o açúcar na sobremesa
Guia Culinário 08/03/2017

Gelatina diet para diabéticos: Opção ideal para controlar o açúcar na sobremesa

Sobremesas fit para diabéticos são sempre umas das receitas mais procuradas por quem não pode ou precisa diminuir o consumo de grandes quantidade de açúcar. E, dentre essas principais sugestões, as gelatinas diet é um dos doces mais requisitados no dia a dia. Rápidas, práticas e saborosas, elas são ideais para reduzir as taxas de glicose no sangue. Conheça mais sobre os benefícios da gelatina diet e veja como acrescê-la em um plano alimentar saudável!

A receita é clara: “Dissolva o conteúdo do pacote em 250ml de água fervente. Adicione mais 250ml de água fria ou gelada. Leve à geladeira até adquirir consistência”. Tem forma mais fácil de preparar uma sobremesa e ainda ajudar a tornar o seu organismo mais saudável? A fama da gelatina diet não se dá somente pela praticidade, mas pela versatilidade, baixo custo e bons nutrientes encontrados em sua composição.

“A gelatina diet é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicerídeos e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças, como a osteoporose. Também é fonte de colágeno, tendo um papel importante na prevenção e no tratamento da artrose. Para os diabéticos, a gelatina diet não possui adição de açúcar, logo, adquire os benefícios e não há restrições de consumo”, explica a nutricionista Daniella Chein.

Cuidados e formas de consumo para a gelatina diet

Para as pessoas diabéticas, as restrições alimentares devem sempre equilibrar o consumo de carboidratos que, quando absorvidos pelo organismo, se transformam em glicose, aumentando as taxas de açúcar no sangue. Por isso, é necessário ter uma alimentação balanceada, rica em fibras alimentares e outras substâncias que ajudam a balancear a glicose e promovendo uma melhor qualidade de vida.

Fonte de proteínas e colágeno, gelatina diet é uma aliada da dieta dos diabéticos, principalmente quando bate aquela vontade de comer uma sobremesa depois do almoço ou jantar. O alimento também pode ser uma boa opção de lanche, misturado com frutas ou cereais, desde que alguns cuidados sejam tomados e o consumo seja moderado:

“Para diabéticos e quem deseja manter o nível de açúcar em equilíbrio, é ideal que a gelatina seja diet, sem adição de açúcar. Quanto a quantidade pode comer à vontade se estiver pura. Se ela está junto com algum outro ingrediente, deve ser consumida com moderação, uma ou duas porções, dependendo da alimentação diária”, indica a nutricionista.

Formas de consumo: Por apresentar facilidade em ser convertida para a forma sólida e líquida, por meio do aquecimento, ela torna-se um alimento ideal para fazer ou acompanhar sobremesas como gomas, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes. A gelatina também pode ser servida acompanhada de frutas, cereais ou pura.

Consulte um profissional: Antes de fazer alguma restrição alimentar ou acrescentar um alimento no seu dia a dia, procure um nutricionista para acompanhar o processo e designar os nutrientes necessários para completar o quadro nutricional essencial para o seu bem-estar.