Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gastar dinheiro com conhecimento: 5 formas de investir suas economias com você!
Movimente-se 20/09/2016

Gastar dinheiro com conhecimento: 5 formas de investir suas economias com você!

Dinheiro não compra felicidade, mas, quando usado de maneira certa, pode ajudar e muito a nossa qualidade de vida. Investir em conhecimento, experiências e aptidões, é tão importante para a saúde (tanto do corpo quanto da mental), quanto qualquer outro hábito rotineiro do dia a dia. Por isso, cada vez mais, fuja da ideias materialistas e utilize das suas economias, uma ferramenta para desbravar o mundo, saciar seus sonhos, e alcançar os objetivos pessoais.

Em uma pesquisa apresentada pelo “FastCo.Exist” – revista digital focada em tecnologia e planos de negócios – um estudo cientifico, feito pela Universidade de Psicologia de Cornell, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que investir dinheiro em conhecimento (viagens, arte, cultura e novas experiências) é a maneira ideal para gastarmos dinheiro na vida. Nas análises, os pesquisadores pediam às pessoas que elas mesmas relatassem suas felicidades logo após grandes compras materiais e, depois, através do gasto em experiências. Inicialmente, a exaltação ao comprar objetos era maior, mas, com o tempo, essa satisfação com os mesmos produtos diminuiu, enquanto que a satisfação com o investimento em experiências só aumentou.

“Compramos coisas para ficarmos felizes, e isso funciona. Mas só por um tempo. As coisas novas são excitantes no início, mas então nos adaptamos a elas. Em vez de comprar o último iPhone ou um BMW novo, teremos mais felicidade gastando dinheiro em experiências tais como visitar exposições de arte, fazer atividades na natureza, aprender coisas novas ou viajar”, diz o pesquisador Thomas Gilovich, psicólogo responsável pelos estudos.

5 maneiras para investir seu dinheiro em conhecimento


Viagens: Seja sozinho em um “mochilão” ou acompanhado da família ou amigos, fazer as malas, por si só, já é uma experiência enriquecedora. Conhecer o mundo, novas pessoas, novas língua, culturas, hábitos e tradições, é um choque que todos precisam sentir para sair um pouco do próprio universo. Após uma boa viagem, é impossível voltar para casa da mesma maneira.

– Hobbys: Investir em aptidões ou naquilo que você sempre sonhou aprender, também é uma rica possibilidade para gerar felicidade pessoal, sem, necessariamente, sentir o peso no bolso. Tente tocar algum instrumento musical ou praticar novos esportes. O importante é não abrir tempo para a ociosidade, que leva a gastos fúteis.

– Alimentação: Variar o cardápio também é um investimento extremamente saudável e de satisfação garantida. Buscar novas gastronomias, sabores e harmonizações culinárias, é um conhecimento e tanto para ampliar os leques de opções na vida.

– Cultura: Cinemas, teatros, museus… Opções não faltam para ampliarmos os nossos horizontes artísticos nesse mundo. A arte, por si só, tem a capacidade de ampliar a visão da vida, pois, além de íntima é, ao mesmo tempo, abrangente, instigadora e nos faz pensar de maneira crítica e profunda.

– Próprio negócio: Criar coragem para investir em sua carreira também é uma vertente do que um bom investimento de dinheiro pode gerar. Muitas pessoas ficam presas às suas rotinas, paradas na acomodação, literalmente “levando com a barriga”, tudo que gira ao redor. Investir em sonhos, desde que seja organizado e bem planejado, é sinônimo de autoconfiança e satisfação!