Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutos do mar: quais alimentos podemos incluir regularmente na alimentação?
Taeq Descomplica 19/02/2018

Frutos do mar: quais alimentos podemos incluir regularmente na alimentação?

Não é segredo que os peixes são um alimento importante para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Eles são uma excelente fonte de proteínas, além de serem fonte de ômega 3 e vitamina B12, dois nutrientes que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Mas os peixes não são os únicos alimentos vindos do mar que fazem bem para a saúde humana. Os frutos do mar – como camarão, lagosta, siri e lula – também são fontes de proteínas e outros nutrientes importantes para o corpo. Mas você sabe quais são os frutos do mar mais saudáveis e os benefícios de cada um deles na alimentação?

Benefícios dos frutos do mar

Embora cada um tenha características particulares, os frutos do mar têm alguns benefícios em comum, como contribuir para o bom funcionamento cerebral. Eles são fonte de vitaminas B1 – importante para a saúde do sistema nervoso central – e B2 – que auxilia na formação de glóbulos vermelhos. Também encontramos ômega 3 nesses alimentos, antioxidante que compõe o tecido cerebral e auxilia no aprendizado e na memória. Além disso, os frutos do mar também são ricos em zinco e selênio, dois minerais que melhoram o funcionamento do cérebro. Mas quais as diferenças entre cada fruto do mar?

1 – Camarão: o camarão tem baixo teor de gordura e é fonte de proteínas de baixa caloria, ideal para dietas de emagrecimento ou de ganho de massa. Também é fonte de vitamina D, que regula a absorção de cálcio e fósforo e contribui para o fortalecimento de ossos e dentes, e de vitamina B12.

2 – Siri: além de ser fonte de proteínas com poucas calorias, a carne de siri é rica em cálcio e potássio. Esses nutrientes contribuem, respectivamente, para a saúde dos ossos e dentes e para o fortalecimento dos músculos, ideal para pessoas que praticam exercícios físicos.

3 – Lula: a lula é um dos frutos do mar mais saudáveis, já que nela são encontrados os menores níveis de mercúrio. Além disso, essa carne é rica em vitamina B12, cálcio e potássio. Também é fonte de vitamina C, embora em quantidades menores que frutas cítricas.

4 – Polvo: esse fruto do mar também tem baixo teor de gordura e é fonte de vitaminas C e B12. O polvo também é fonte de cálcio, mas é preciso ter cuidado ao consumi-lo, já que algumas pessoas têm alergia a esse alimento.

5 – Ostra: esses moluscos são muito ricos em ferro, sendo excelentes para combater a anemia e melhorar a circulação sanguínea. As ostras também são fonte de cálcio, fósforo e vitamina B12, porém é preciso tomar cuidado, pois o nível de sódio também é alto.

6 – Mexilhão: o consumo de mexilhões do lábio verde estimula a produção de leucotrienos, que reduz as complicações causadas pela artrite e previne a osteoporose. Também é fonte de ferro, vitamina B12 e proteína de poucas calorias. Mas não exagere, o consumo excessivo desse fruto do mar pode causar gases ou dores no estômago.

7 – Lagosta: além de conter ômega 3, a lagosta é fonte de ômega 6, o que auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, assim como outros frutos do mar, é fonte de vitamina B12, cálcio e fósforo – prevenindo doenças ósseas, como a osteoporose.