Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Frutas maduras: Descubra as 5 melhores formas para aproveitá-las integralmente
Guia Culinário 05/10/2016

Frutas maduras: Descubra as 5 melhores formas para aproveitá-las integralmente

Uma das missões da gastronomia voltada à saúde, além dos benefícios nutricionais para o corpo, é controlar o desperdício criando possibilidades saudáveis e naturais para aproveitarmos o melhor de cada alimento. Sendo assim, as frutas ganham atenção especial à culinária, pois os períodos entre o amadurecimento e apodrecimento são bem próximos. Veja as melhores alternativas de utilizarmos essas frutinhas integralmente de maneiras práticas e saborosas!

A primeira solução para dar fim a qualquer possibilidade de desperdício das frutas é, claro, maneirar na hora compra. É importante não exagerar nas quantidades, além de escolher opções que não estejam tão maduras e que terão uma maior durabilidade. Depois disso, é preciso estarmos atentos à vida dessas frutas em casa pois, muitas vezes, a esquecemos nas fruteiras e elas naturalmente envelhecem. A nutróloga Flaviane Farias destaca a importância de aproveitar o alimento de forma integral, casca, fruta e semente e utilizar o congelador como auxílio nessas horas:

“Descascar, picar e congelar as frutas muito maduras para consumir posteriormente é a opção mais saudável. E para quem acha que isso pode perder nutrientes, cientistas da Leatherhead Food Research e da Universidade de Chester, nos EUA, realizaram 40 testes para medir os níveis de nutrientes em alimentos que tinham sido guardado em uma geladeira por três dias, em comparação com equivalentes congelados. Eles descobriram mais nutrientes benéficos nas amostras congeladas, de brócolis e blueberries, por exemplo. Em dois dos três casos, frutas congeladas e legumes embalados possuíam níveis mais altos de antioxidantes, incluindo polifenóis, antocianinas, luteína e beta-caroteno”, explica a profissional, nos apresentando, abaixo, dicas de como aproveitarmos os alimentos.

5 maneiras de aproveitar as frutas maduras

1 – Sucos: Uma das mais conhecidas maneiras de utilizar as frutas maduras é através de sucos, vitaminas ou smothies. A maioria das frutas podem ser aproveitadas e receitas deliciosas podem ser criadas. Basta usar a criatividade e incluir ingredientes à seu gosto!

2 – Compotas: É hora de ter uma deliciosa sobremesa que cai super bem com um pedacinho de queijo minas, por exemplo. As compotas são fáceis de preparar, além de serem extremamente saborosas; Manga, morango, banana, abacaxi, mamão e pêssego, são bons exemplos de compotas deliciosas.

3 – Geleia: Segundo Flaviane, a receita mais fácil de se fazer com frutas bem maduras. “É só lavar, cortar as frutas, acrescentar um pouco de açúcar e levar ao forno. Nada como uma geleia caseira para acompanhar na hora do lanche”, explica.

4 – Salada de frutas: É hora de agradar a criançada e preparar uma das mais coloridas sobremesas! A alternativa é altamente nutritiva e todas as frutas podem ser acrescidas! Atente-se ao tempo de consumo, já que as frutas não estão mais tão frescas.

5 – Bolos e tortas: Um delicioso bolo de banana madura vai cair super bem como lanche da tarde ou até mesmo uma sobremesa. Você pode optar por um bolo de frigideira ou os bolos tradicionais.