Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fruta é a melhor sobremesa no Verão
Guia Culinário 27/02/2015

Fruta é a melhor sobremesa no Verão

Qual é a sua sobremesa favorita? Se você for brasileiro, e busca energizar sua vida, possivelmente sua resposta será frutas! De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), um em quatro habitantes do país prefere saborear uma frutinha após as refeições. Segundo os dados do órgão, principalmente durante o verão, 56% de mulheres e 44% de homens, dão prioridade às frutas, não somente pelo sabor delicioso das iguarias, mas pelos fatores nutricionais, refrescantes e reidratantes dos alimentos durante a época mais quente do ano.

Seja em seu estado natural, conservada ou adicionada em doces, tortas, sorvetes e bolos, as frutas trazem consigo um arsenal de nutrientes indispensáveis ao organismo, sobretudo, para repor as energias “roubadas” pelas altas temperaturas da estação. De acordo com a nutricionista Alice Figueiredo, o consumo de frutas são primordiais e devem fazer parte de toda dieta. Para ela, os alimentos devem integrar qualquer refeição e fazem da sobremesa uma saudável opção de complemento alimentar.

“Não resta dúvidas que as frutas são consideradas as melhores opções para sobremesa. Comparadas a outros alimentos, elas apresentam grandes benefícios, que não se restringem só ao sabor e ao bem-estar que proporcionam. Dependendo de sua composição, elas podem conter propriedades digestivas, como a ameixa, o abacaxi e o mamão e até otimizar a absorção de alguns minerais contidos durante a refeição, como, por exemplo, frutas ricas em vitamina C, que otimizam a absorção de ferro contido em alimentos de origem vegetal”, destacou a nutricionista, salientando algumas delícias culinárias que as iguarias podem apresentar. “O verão brasileiro é severo e as frutas são refrescantes, principalmente quando associadas a algumas ervas, como a hortelã. Ainda há a possibilidade de criarmos diversas receitas para sobremesa contendo essas saborosas joias da natureza!”, finalizou.

Relembre 5 deliciosas receitas com frutas e faça a sua sobremesa!

Salada de fruta orgânica com gelatina

Picolé de iogurte com frutas vermelhas

Pavê de uvas e chocolate

Bolo de maçã e granola

Muffin integral de banana com calda de chocolate

OBS: A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 400 gramas diárias de frutas, o que equivale a 5 porções. Quem sofre de insuficiência renal deve evitar o consumo de carambola, pois a fruta contém uma toxina que os rins não conseguem eliminar e pode agir no sistema nervoso, causando convulsões.

Produtos relacionados