Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fortaleça as panturrilhas e cuide do coração das nossas pernas!
Movimente-se 14/10/2015

Fortaleça as panturrilhas e cuide do coração das nossas pernas!

Você sabia que as panturrilhas, aqueles músculos que normalmente só lembramos quando sentimos cãibras, são consideradas o segundo coração do nosso corpo? Pois é! As nossas “batatas da perna” não servem apenas para andar e manter nosso equilíbrio, como também têm importância fundamental para nossa circulação sanguínea.

A panturrilha ajuda parte do nosso sangue que já circulou pelo corpo – conhecido como sangue venoso – a voltar para o coração. Depois de circular pelos membros inferiores, elas reconduzem o sangue em direção ao coração, cerca de 100ml a cada minuto, e esse processo não é tão simples quanto parece. Por isso, é preciso ter muita atenção com o fortalecimentos dessa musculatura:

“Como esse processo representa boa parte do fluxo sanguíneo, e sendo um movimento contra gravidade, tende a ser um processo mais complexo, sendo assim, é de suma importância exercitar a panturrilha para que ela exerça sua função de forma eficaz”, esclarece o Rodrigo Poli, professor e instrutor de Educação Física do Centro de Qualidade de Vida (CQV) de São Paulo.

A região também é responsável pela postura e equilíbrio. A musculatura da panturrilha, assim como outros músculos das pernas, está constantemente contraída para estabilizar os joelhos, o que nos permite ficar em pé, caminhar, etc. “Ela também atua na estabilização de todo o corpo durante atividades de equilíbrio para suporte de peso. Uma panturrilha forte e flexível garante sua função equilíbrio e boa postura”, acrescenta Rodrigo Poli.

Mulheres precisam de cuidados extras com as panturrilhas

Manter as panturrilhas saudáveis e tonificadas, exercendo plenamente todas suas funções, é uma questão de saúde, muito mais do que estética. Para isso, fazer exercícios e – no caso das mulheres – não exagerar no uso de saltos é mandatório, como alerta o instrutor:

“Mulheres devem ficar atentas quanto ao uso excessivo de salto alto, pois quando isso acontece, a tendência é a panturrilha perder flexibilidade e comprimento para exercer a função de equilíbrio, ocasionando dor quando não se usa o salto”.

Exercícios indicados para fortalecer as panturrilhas

Segundo o especialista, os exercícios indicados para trabalhar e tonificar esses músculos são atividades como musculação e caminhada ou corrida. “Elas são atividades interessantes para o trabalho na panturrilha, pois na passada a musculatura é exercitada, e se você quiser evoluir ou dificultar um pouco o trabalho nessas atividades, basta caminhar ou correr em terreno mais íngreme”, orienta Rodrigo Poli.

Os exercícios regulares são mais eficazes, mas se a escolha for pelos de força, devem ser realizados em dias alternados para não forçar a musculatura. “Devemos sempre respeitar os limites do nosso corpo e pedir orientação a um médico e profissional de educação física antes de iniciar qualquer atividade”, salienta o profissional.

Para quem não tem muito tempo sobrando, Rodrigo Poli finaliza ensinando um exercício de força que pode ser feito em casa, para não ter desculpas para não cuidar desse músculo que é tão importante para a saúde do nosso corpo:

“A pessoa deve se apoiar em algum lugar com as mãos, pode ser a parede ou uma mesa, em seguida manter os pés paralelos e elevar o corpo ficando na ponta dos pés, depois descendo lentamente. É interessante repetir isso 15 vezes em 4 ou 5 series”.