Força e equilíbrio: Conheça o acroyoga e seus benefícios para o corpo e a mente

Muita gente não pratica yoga, ou desiste, por considerar a atividade um tanto quanto monótona. Para essas pessoas, contudo, um novo conceito dentro dessa arte milenar começa a ganhar destaque: o acroyoga - uma mistura da técnica, que engloba acrobacias de solo, dança e massagem tailandesa - é a modalidade do momento e que vem colecionando adeptos de diversas idades por todo mundo. Ideal para quem deseja ganhar força e equilíbrio, ele beneficia não só o corpo, mas também a mente e o espírito, além de trazer foco, auto-estima e aumentar a flexibilidade dos músculos, evitando dores.

Geralmente realizada em áreas livres, para que os movimentos tenham maior liberdade e possam proporcionar bem-estar e maior relaxamento, o acroyoga pode ser realizado por qualquer pessoa, como explica a professora Daniela Vianna:

"Há posturas de todos os jeitos e que se encaixam com diferentes biotipos. Uma pessoa mais alta ou mais forte, provavelmente terá o papel de base (pessoa de baixo, que fornece os suportes para as figuras e movimentos). Uma pessoa mais baixa e/ou mais leve, provavelmente se sentirá melhor como "voador" (pessoa de cima, que executa os movimentos em segunda altura). Já dei aula também para crianças e até para grávidas. Estes casos são mais específicos. Recomenda-se que a grávida já tenha passado o terceiro mês e já tenha praticado antes", explica a profissional.

As técnicas do acroyoga variam conforme o país

As técnicas do acroyoga podem variar de acordo com o país, em algumas regiões costuma-se chamar a parte acrobática de "solar" e a parte terapêutica de "lunar". No Brasil, os professores têm optado por dividir em níveis, do básico ao avançado. Outro papel muito importante é o do "Spoter" ou "anjo". Ele é responsável pela segurança da dupla que executa os movimentos e pela correção e alinhamentos. O que dita o sucesso de qualquer movimento. "No acroyoga não é a força bruta do base ou a flexibilidade do voador, mas a correta técnica.", ressalta a professora.


Principais diferenças entre o acroyoga e o yoga tradicional

Segunda Daniela, a diferença básica do acroyoga para o Yoga tradicional é que o Acroyoga trata da sua interação, comunicação, interatividade e espírito de equipe, já que é praticada com três ou mais integrantes. O yoga é uma prática pessoal, individual e com uma função mais voltada para espiritual.

"Os exercícios praticados trabalham tanto a região abdominal, como as costas, braços, pernas, coxas, ombros e até mesmo o glúteo. Aumenta a força muscular e auxilia no emagrecimento, por mais que os exercícios sejam lentos, eles queimam calorias e direcionam as gorduras para serem eliminadas", destaca a especialista.

Outras informações e curiosidades sobre o Acroyoga podem ser encontrados no perfil da professora Daniela Vianna www.instagram.com/acrovianna

Ver mais: Bem-estar, Principais matérias

Últimas matérias