Fome ou vontade de comer? Veja como substituir alimentos de forma saudável!

Toda semana é a mesma coisa: começar a dieta. Contudo, a reeducação alimentar, apesar de essencial, não é um processo simples de cumprir. Ter que deixar de comer aquelas tentações que mais nos apetecem no dia a dia requer muita força de vontade e grandes esforços. Por isso, para amenizar a vida de quem busca esse controle, vamos apresentar alguns alimentos substitutos que podem suprir os desejos de forma natural, saudável.

Dietas restritivas e regimes cortam muitos alimentos, principalmente os carboidratos, gerando quase uma abstinência dessa substância no organismo. Esse impulso por comer caloria refvleta em uma ação do corpo "pedindo" mais nutrientes para que funcione corretamente. Quando aprendemos a identificar isso, podemos fornecer os nutrientes adequados sem prejudicar a alimentação e diminuindo a frequência desses desejos repentinos.

A nutricionista Adriana Ávila preparou um guia para ajudar a interpretar os sinais que o corpo manda quando precisa de algum nutriente específico. Confira os desejos mais comuns e o que eles significam:

Alimentos substitutos para o organismo

1) Desejo por chocolate: É uma das primeiras tentações que o organismo pede quando sentimos falta de magnésio. Para as mulheres, pela falta desse mineral, essa vontade aumenta durante o período menstrual.

- O que comer para saciar a vontade:
Podemos substituir por chocolates com 70% de cacau, alfarrobas, nozes, verduras verdes escuras, arroz, pães integrais e semente de abóbora.

- Como evitar: Se aprendermos a consumir o chocolate de forma controlada, podemos comê-lo com maior frequência.

2) Desejo por açúcar (doces, sobremesas, sorvetes, etc): Quando nos falta a serotonina, substância que atua no humor e na sensação de bem-estar, o controle do apetite é afetado e desencadeia a vontade pelas guloseimas.

- O que comer para saciar a vontade:
De forma moderada, alguns alimentos dietéticos, como a gelatina, por exemplo, além de bananada sem açúcar, frutas secas sem açúcar, tâmara e mel.

- Como evitar: Reservar o consumo de doce para uma vez por semana ou em ocasiões especiais (festas, casamentos, etc.), sem exceder na quantidade, e adoçar com açúcar somente o que for necessário e em quantidade controlada.

3) Desejo por frituras: Não há nutrientes nesse tipo de alimentação. O que acontece é o amplo sabor que a gordura gera ao alimento. Isso age como um sinal que vai para o cérebro e estimula a produção de substâncias no intestino que levam ao desejo de ingerir mais gordura.

- O que comer para saciar a vontade:
A "falsa milanesa", no qual o filé é passado na maionese light, depois na farinha de mandioca (ou no floco de aveia) e depois assado no forno é uma boa opção.

- Como evitar: Reservar a fritura de imersão para no máximo uma vez por semana e nos outros dias preparar os alimentos cozidos, refogados, ensopados, grelhados ou assados.

4) Desejo por pães, bolos e biscoitos: Acontece pelo o efeito de bem-estar da farinha branca, dado pela gliadina (proteína encontrada no glúten do trigo) no nosso cérebro.

- O que comer para saciar a vontade:
Produtos em versões integrais (farinha em si, pães, bolos, biscoitos, etc).

- Como evitar: De vez em quando podemos consumir algum alimento com farinha branca, contudo, não se deve exceder na quantidade.

5) Desejo por leite e derivados: Se origina pela falta de cálcio. A partir disso, o organismo pede alimentos ricos no mineral e os laticínios são sempre os mais lembrados.

- O que comer para saciar a vontade:
Dê preferência aos alimentos desnatados ou com baixo teor de gorduras.

- Como evitar: Através das versões sem nata, a gordura diminui, assim como a nossa vontade de consumir esses alimentos a toda hora.

6) Desejo por alimentos salgados e embutidos: Por ser um tempero extramente saboroso à comida, o sal é um ingridente que muitas pessoas perdem a mão na hora de utiliza-lo no dia a dia. Em outras situações, algumas pessoas acabam procurando os alimentos mais salgados ou o próprio sal em casos de pressão baixa.

- O que comer para saciar a vontade:
Use temperos naturais frescos ou desidratados, o limão espremido sobre a comida pronta ou o gersal. Ao escolher algum alimento industrializado, como no caso dos embutidos, prefira os de carne de ave e que tiverem menos sódio e gordura saturada.

- Como evitar: Usando até 5 gramas de sal por dia e limitando o consumo dos alimentos industrializados.

Ver mais: Alimentação saudável, Principais matérias, Receitas com pouca gordura, Alimentos sem lactose, Alimentos ricos em cálcio, Bolo, Alimentos orgânicos, Carboidratos, Carne

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