Fim das cólicas: Conheça os melhores alimentos para aliviar as dores menstruais

Que tal aliviar as dores da cólica comendo? Pois é, uma boa alimentação, cercada de fontes de vitaminas e minerais, ajuda e muito a evitar esses incômodos que tanto atrapalham o dia a dia das mulheres. Veja as melhores opções para o seu cardápio!
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Qual mulher não gostaria de ter suas dores de cólica, no mínimo, diminuidas? Pois é, o período menstrual é uma fase que atrapalha e muito o bem-estar do cotidiano feminino e, por isso, merece sempre uma atenção especial. A boa notícia é que, através de bons hábitos alimentares e determinados nutrientes, é possível aliviar esse incômodo de forma natural e saudável. Veja mais!

De acordo com um estudo publicado na "Revista Brasileira de Medicina", cerca de 33 milhões de mulheres sofrem com as cólicas menstruais em nosso país. Em linhas gerais, essa dor acontece mensalmente na região pélvica, provocada por uma substância chamada de prostaglandina. Durante essa fase as estruturas reprodutivas do corpo feminino se prepararam para receber um embrião e, quando isso não ocorre, o organismo faz um processo inverso, liberando a prostaglandina, fazendo com que o útero contraia e comprima os nervos e vasos sanguíneos, provocando os incômodos embaixo do ventre.

A boa notícia, para quem sempre está atenta à alimentação saudável, é que há uma grande influência daquilo que comemos durante o ciclo menstrual, tendo uma necessidade maior da ingestão de alguns nutrientes específicos, principalmente vitaminas e minerais, que podem aliviar os sintomas do período. A nutricionista Luciana Novaes explica:

"Estudos mostram que há alterações no corpo feminino que possuem uma estreita relação entre o ciclo menstrual e a alimentação. O período que antecede a menstruação, por exemplo, é relatado em diversos estudos como um período onde a mulher mais sente fome, e essa influência não fica apenas no apetite, os tipos de alimentos escolhidos e até níveis de compulsão também podem ser desencadeados em relação a alterações hormonais", analisa a profissional reiterando:

"Alguns alimentos se tornam chave para o alívio desses sintomas. E o doce, principalmente o chocolate, acaba sendo o alimento preferido nessa situação. Só que ele não é o que seria mais adequado de se consumir, podendo até provocar piora de sintomas.", ressalta a especialista, apresentando alguns alimentos indispensáveis para o período menstrual. Confira!

Alimentos importantes para alíviar a cólica menstrual

Banana e aveia: São ricos em vitamina B6, que é uma vitamina com atuação importante nos neurotransmissores, aliviando as dores. Banana ainda é rica em potássio que alivia dores musculares.

Nozes, castanhas e milho: Ricos em vitamina E, que favorece a diminuição do sangramento e também traz alívio às dores.

Queijo branco, leite desnatado e vegetais verdes escuros (couve, espinafre e brócolis): Ricos em cálcio, um mineral importantíssimo no alívio das cólicas menstruais. Ele costuma estar diminuído no período menstrual e possui ligação direta na contração e relaxamento muscular, contribuindo para diminuir a tensão na região do útero nesse período. Além disso o cálcio também auxilia na redução do inchaço.

Semente de abóbora, girassol e amêndoas: Também são fontes de vitamina E e fontes de magnésio, que é outro mineral importante na diminuição da dor. Também são fontes de ácidos graxos que auxiliam na diminuição da inflamação, contribuindo para alívio dos sintomas.

Uva, acerola, laranja: Frutas cítricas em geral possuem excelentes doses de vitamina C. A uva é uma boa fonte de flavonoides. A vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que auxiliam na redução de processos inflamatórios.

O que as mulheres devem evitar comer no período menstrual?

Café, chá preto, chá mate: Possuem cafeína que uma substância estimulante que pode piorar o quadro da dor.

Salsichas, presunto, blanquet e enlatados: "O excesso de sódio que esses alimentos possuem levam o organismo a reter líquido e aumentar o inchaço. Isso causará um desconforto maior.", ressalta a Dra. Luciana.

Doces industrializados, bolos, pães doces e carne vermelha: Pelo aumento na ingestão de gorduras saturadas e hidrogenadas que levam a um desequilíbrio hormonal aumentando as contrações no útero e processos inflamatórios e, consecutivamente, a dor.

Farinha branca e açúcar: Alimentos refinados são pobres em vitaminas do complexo B e magnésio, importantes para o alívio dos sintomas nesse período. Além de não contribuírem para a boa saúde de uma forma geral.


*A nutricionista Luciana Novaes explica mais sobre essa e outras questões nutricionais através de seu site: www.luciananovaes.com

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