Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ficar muito tempo online pode ser péssimo para a sua saúde! Descubra por que
Movimente-se 10/07/2018

Ficar muito tempo online pode ser péssimo para a sua saúde! Descubra por que

Você consegue se ver atualmente sem o celular? Ou melhor, já se imaginou sem nenhum acesso à internet? Hoje realmente é muito difícil pensar em uma vida completamente desconectada, mas é importante lembrar que passar muitas horas na frente da tela do computador, tablet ou celular é péssimo para a nossa saúde, mesmo que você esteja estudando, trabalhando ou fazendo alguma outra tarefa considerada indispensável.

Internet vicia e pode causar dependência

Quando pensamos em pessoas viciadas é bem provável que as drogas, como o álcool e o cigarro, venham logo à mente, mas a verdade é que também é possível criar uma dependência da internet. E não pense que o quadro é muito diferente do visto em dependentes químicos, porque a pessoa que não consegue ficar offline pode se tornar irritadiça e ansiosa enquanto não estiver conectada, sentindo a necessidade de navegar na web o tempo todo. Nos piores casos, o vício pode gerar depressão, afetando a autoestima e fazendo a pessoa perder o interesse em atividades que antes a alegravam, culminando em uma infelicidade profunda.

Sua visão pode ser prejudicada

Bem, primeiro é preciso desmistificar a ideia de que o computador por si só faz mal para a visão, já que essa não passa de uma lenda urbana. Mas isso não significa que ela não possa ser prejudicada caso você fique tempo demais na frente de uma tela. O que ocorre é que ficamos muito atentos ao que estamos vendo e com isso temos a tendência de piscar menos. Como consequência, o olho fica ressecado, o que pode fazer com que a visão fique embaçada. É bom lembrar que a intensidade da iluminação também influencia, por isso luz demais ou de menos também deixa os olhos cansados.

Aliás, a exposição excessiva a uma tela pode gerar SVRC, a Síndrome Visual Relacionada a Computadores. Além do ressecamento ocular, ela também tem como sintoma a dor de cabeça, que é gerada justamente por esse “cansaço na vista”. Nesse caso, a melhor solução é tirar intervalos para ficar um tempo sem olhar para a tela. Por exemplo, se você está há uma hora na frente do computador pode parar por apenas cinco minutos. Mas quanto mais tempo você estiver navegando sem descanso maior deve ser o período dessa pausa. E para dar uma forcinha a mais vale a pena consumir alimentos que sejam bons para a visão.

Pode gerar tendinite e dores no corpo em geral

É bem comum que as pessoas não fiquem com a coluna ereta ao usar o computador, o que faz com que as chances de sofrer constantemente com dores na coluna apenas aumentem. O mesmo vale para a tendinite, gerada devido ao movimento repetitivo das mãos. Ela causa uma dor nos tendões e nos músculos, que pode ser apenas no punho ou se estender até o ombro. É claro que usar apenas o computador por um tempo regular não deve resultar em todos esses problemas, mas conforme o período vai se estendendo as chances de sofrer com dores corporais cresce bastante.

É possível começar a ter problemas para se relacionar com os outros

Por fim, além de todas as desvantagens físicas, passar muito tempo conectado pode fazer com que a pessoa tenha problemas para se relacionar – ou então mascarar uma possível fobia social. Não, ela não é o mesmo que timidez, que faz com que muita gente simplesmente não se sinta confortável em um lugar com muitos desconhecidos. O distúrbio na verdade faz com que elas evitem ao máximo qualquer tipo de contato social, por mais que ela conheça as pessoas presentes.

A vontade de ficar conectado sem sair de casa se torna muito maior do que a ver qualquer pessoa, o que causa, claro, graves problemas de relacionamento. Por isso, é importante ficar atento aos sinais: prefere ficar em casa conectado do que encontrar as pessoas cara a cara? Evita ao máximo qualquer tipo de evento ou encontro, seja ele entre amigos, família ou em um relacionamento? Se você perceber que começa a sofrer de alguns dos sintomas listados procure um psicólogo para acompanhamento médico.