Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Feliz ano novo! Veja 7 promessas alimentares para você cumprir no próximo ano.
Guia Culinário 29/12/2017

Feliz ano novo! Veja 7 promessas alimentares para você cumprir no próximo ano.

Ano novo, vida nova! E, como de costume, é hora de avaliar aquilo que foi feito no passado e buscar novas metas para melhorar no futuro. A sua alimentação, por exemplo, como foi? Saudável ou ainda foi muito difícil resistir as tentações? Por isso, que tal, na hora dos pensamentos positivos, fazer umas promessas para que o próximo ano seja mais saudável para o seu corpo?

Basta os fogos que anunciam o ano novo começarem para uma quantidade inenarrável de promessas surgirem em nossas cabeça. Algumas delas se perdem ao longo dos meses, mas outras são essenciais durante todo esse novo ciclo que se inicia. Para a nutricionista Carolina Baliere, o mais importante é começar o ano priorizando a saúde, principalmente com novos hábitos alimentares:

“Já começando com atividade física regular, bebendo bastante líquido e priorizando alimentos funcionais, como o matchá, chás, frutas, gorduras boas. Após a ceia já podemos iniciar com um detox, fazendo chá para beber durante o dia, salada com folhas verdes, rabanetes, e diminuir a proteína animal”, indica a profissional.

7 promessas alimentares para cumprir

1 – Aumentar a ingestão de líquidos: Beber água, sucos ou investir em alimentos que sejam ricos em água, é importante para manter a hidratação do organismo e garantir o funcionamento eficaz de todas as funções do corpo. Pensando em um adulto saudável, a OMS, Organização Mundial de Saúde, recomenda, em média, dois litros de água por dia, garantindo assim o bem-estar.

2 – Priorizar os alimentos naturais: Esqueça os produtos industrializados e comidas prontas, dê preferência por preparar o seu alimento e, quem sabe, até cultivar a sua própria horta em casa. Quanto mais natural for seu prato, menor é a ingestão de conservantes e outros aditivos químicos que inflamam o organismo.

3 – Comer mais frutas: As frutas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e tantos outros nutrientes responsáveis por fazer com que o corpo desempenhe suas funções corretamente. Por isso, varie no consumo e inclua, pelo menos, duas vezes ao dia nos seus lanches e refeições.

4 – Diversificar no consumo de vegetais: Cenoura, alface, brócolis…Todos são alimentos tradicionais, benéficos e muito comuns, mas você já pensou em outros vegetais que também podem ser saudáveis? Experimente comer rúcula mais vezes, couve-rábano, chicória e outros vegetais que não estão tão presentes no plano alimentar.

5 – Não ficar muito tempo em jejum: Ficar em demasia em jejum não é nada saudável, afinal, os alimentos funcionam como um combustível para o corpo, não é mesmo? Por isso, evite a hipoglicemia e diminua o intervalo entre as refeições. Tente comer de 3 em 3 horas e sempre tenha um lanchinho saudável por perto.

6 – Usufruir o máximo dos alimentos: Casca, polpa, sementes são as partes integrais do alimento e utilizá-las por completo garante ainda mais benefícios para a sua saúde. Assim, use o máximo que você puder dos alimentos. As frutas, por exemplo, podem ser consumidas com cascas e suas sementes torradas e transformadas em farinha para o preparo de bolos e pães.

7 – Ler os rótulos dos alimentos com mais atenção: Estar atento ao que você ingere é um cuidado crucial com a saúde, afinal, muitas vezes acreditamos estar comendo um biscoito saudável e, quando lemos o quadro nutricional, não é nada daquilo. Logo, dê preferência por produtos com poucos conservantes, açúcares e sódio que sobrecarregam o corpo e prejudicam a absorção de nutrientes.

Quebrou a promessa de ano novo? Não desista! Sempre é tempo para recomeçar

Que atire a primeira pedra quem não se viu desestimulado com alguma promessa e acabou quebrando-a. Carolina Baliere alerta que a palavra “desistir” deve sumir do vocabulário para conseguir alcançar uma alimentação saudável:

“É importante fazer um planejamento para não furar e ter foco, assim alcançando o objetivo e estar sempre melhorando e cuidando da saúde. E, quando furar uma promessa, recomece. Jamais desista, afinal, é um dia de cada vez, sempre com equilíbrio. Leve os hábitos saudáveis para a vida e não com data de validade para acabar”, finaliza a profissional.