Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Feliz ano novo! 6 dicas para você alcançar as suas metas em 2017!
Movimente-se 29/12/2016

Feliz ano novo! 6 dicas para você alcançar as suas metas em 2017!

Ano novo, vida nova! A noite de réveillon é sempre cercada de expectativas, promessas e sonhos a alcançar… Mas, será que você conseguiu realizar todos os seus desejos idealizados para o ano que passou? Confira algumas dicas que podem ajudar a atingir a maioria de suas metas em 2017!

Viajar com a família, juntar dinheiro, ser mais paciente, cuidar da saúde… Esses, e muitos outros, são alguns dos desejos que surgem na nossa cabeça quando pensamos em um ano melhor. Segundo a psicóloga Mariana Massari, para alcançar as metas desejadas é necessário ter duas atitudes básicas: determinação e planejamento:

“O mais importante é determinar metas que estejam relacionadas ao que realmente quer alcançar. Não adianta listas e objetivos que não são importantes para a pessoa. Além disso, é necessário que as metas sejam viáveis, não adianta colocar metas absurdas porque isso vai acabar causando frustrações. Seja realista no estabelecimento dos seus sonhos”, explica a profissional que destaca algumas maneiras simples de atingir o que mais desejamos. Confira!

6 dicas para alcançar suas metas no próximo ano

1 – Determinação: Segundo a psicóloga Mariana, é a determinação que vai nos ajudar a alcançar os nossos objetivos. Ela nos dará motivação e a convicção que precisamos para chegar as metas almejadas no decorrer do ano. “As vezes as pessoas fazem listas longas de objetivos sem planejamento. As escolhas devem ser feitas com calma e seguida de uma meditação a respeito. Exige maturação dos sonhos. Pensemos que objetivo é onde se quer chegar e meta é como chegar (Qual o caminho? Qual é o primeiro passo?)”, ressalta a profissional.

2 – Seja específico: Deixar explícito qual é a sua meta, de forma clara para você mesmo é fundamental para que você alcance. “Objetivos muito amplos acabam não dando o incentivo necessário para chegar exatamente onde queremos. Podemos nos perder no meio do caminho. Por exemplo, se quiser perder peso, escreva quantos quilos quer perder e até quando”, analisa a psicóloga.

3 – Criar cronogramas: Organização é fundamental na hora de planejar as suas metas, assim você poderá acompanhar o seu real objetivo: “O cronograma é bem interessante porque 12 meses é bastante tempo, apesar de passar voando e temos a tendência de procrastinar, até ser “tarde” ou em cima da hora. Exemplo: Juntar 10% do salário para férias e alcançar ‘x’ reais até abril, depois mais ‘y’ reais até agosto, até chegar em dezembro com ‘z’ reais”, explica Mariana.

4 – Anotar as progressões da meta: Notar que estamos no caminho certo para alcançar o nosso objetivo ou que não, que devemos mudar algumas coisas é essencial para que no final consigamos realizar as nossas metas. “Progressões da meta são interessantes exatamente para que possamos perceber os avanços. Ir realizando as coisas aos poucos e não deixar tudo para um grande acontecimento”, ressalta a profissional.

5 – Mantenha o foco: Tente não modificar a sua meta, anote e siga-a até o final. Caso você alcance o seu objetivo antes do esperado, continue progredindo e perceba o quão capaz você é de ultrapassar as suas metas e ainda se surpreender positivamente. Além disso, faça anotações para que você não esqueça o que foi planejado e muito menos o que foi proposto.

6 – Tenha pensamento positivo: Acreditar que você é capaz e que no tão sonhado dia você vai conseguir alcançar o que você deseja talvez seja uma das principais maneiras de chegar até lá. Acredite no seu potencial, acredite no que você sonha e mais do que isso, acredite que será um ano melhor e que as coisas vão, de fato, melhorar. Melhor do que dizer que o ano vai ser melhor, é tornar o ano melhor, como explica a psicóloga:

“Nós somos os nossos maiores obstáculos. Como podemos nos conhecer melhor para potencializar nossos pontos fortes e tratar nossas questões pessoais que nos prendem a estágio atual e não nos permitem evoluir. Lembrando que manter as coisas como estão é sempre mais fácil do que mudar. Objetivos desafiam isso e exigem movimento, força de vontade e determinação”, finaliza Mariana.