Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Fazer sauna faz bem para a saúde? Conheça mais sobre os benefícios da prática
Movimente-se 24/01/2017

Fazer sauna faz bem para a saúde? Conheça mais sobre os benefícios da prática

Tanto nos dias frios de inverno como no calor do nosso verão, a sauna é uma opção muito comum a quem busca um tempinho para relaxar o corpo e a mente. Porém, será que ela é realmente saudável? Muitos mitos e verdades rondam essa questão, mas a ciência aponta diversos benefícios dessa prática, seja em questões estéticas, como a limpeza de pele, ou de saúde, como fortalecer as funções do coração e combater problemas respiratórios. Descubra as principais vantagens de fazermos uma “sauninha” de vez em quando.

Um estudo recente publicado pelo “Journal of the American College of Cardiology” destacou que apenas 15 minutos de sauna por dia, pelo período de duas semanas, é o suficiente para melhorar as funções das células endoteliais (o maior órgão endócrino do corpo e que reveste as artérias do organismo). Outra pesquisa, essa realizada por cientistas japoneses, chegou à conclusão que a prática é útil para combater insuficiências cardíacas e aumentar o bombeamento de sangue no coração.

A sauna limpa as impurezas do corpo? Sim!

Em relação à pele e à limpeza do organismo, a sauna é uma “exterminadora” de toxinas. Isso acontece pela grande perda de líquido através do suor que uma sessão gera no corpo. A sauna aquece a temperatura corporal, como se o corpo estivesse, por exemplo, em estado febril, ajudando o organismo a se curar por conta própria.

Outros benefícios da sauna para a saúde

– Diminui as dores reumáticas e na coluna;
– Relaxa, alivia o estresse e melhora a capacidade mental;
– Desobstrui as vias respiratórias, combatendo a asma, bronquite, gripes, resfriados e sinusite;

Tipos de saunas e suas características

– Sauna seca: É caracterizada pela ausência de vapor. Os frequentadores da sauna seca se deparam com uma temperatura mais alta (cerca de 80º graus), logo, ela provoca uma maior transpiração e aumenta a eliminação das toxinas presentes no corpo, ajudando na perda de peso, por exemplo. Outro grande destaque da sauna seca é que ela pode ajudar na melhora da circulação sanguínea, por ter efeito vasodilatador.

– Sauna à vapor: Sua temperatura pode variar de 40º a 50º graus e é indicada para tratamentos respiratórios, já que ajuda na limpeza das vias. A sauna à vapor – ou sauna úmida – é a mais comum no Brasil e, geralmente, é associada ao uso de eucalipto, hortelã, capim-cidreira e outras essências que ajudam a beneficiar a saúde respiratória e tornar o ambiente mais agradável.

– Sauna infravermelha: Esse tipo de sauna utiliza as luzes com emissores infravermelhos para promover o calor do ambiente. É extremamente comum em salões de belezas, clubes e até mesmo em casa. Seu principal benefício é auxiliar na perda de peso, já que as ondas de radiação aquecem o corpo, acelerando a velocidade das moléculas. Além disso, assim como a sauna seca, ela pode atuar na melhora da circulação sanguínea.

Nem todo mundo pode frequentar sauna

Gestantes, não importa o período de gravidez, crianças muito pequenas, pessoas com problemas de pressão baixa e diabéticas, devem evitar fazer sauna. Já quem está tomando algum tipo de medicação deve, primeiramente, consultar um médico.