
Quem resiste a uma boa farofinha nas refeições do dia a dia? Seja no tradicional arroz com feijão, acompanhando carnes em churrascos ou com galetos, há diversas possibilidades e tipos de receitas uma mais deliciosa que a outra para incrementar nossos pratos. Então, por que não criar uma opção mais saudável para degustarmos sem peso na conciência? É só soltar a criatividade e usar aquele famoso jeitinho brasileiro para substituir alguns ingredientes e estará pronta a sua farofa saudável! Veja como torná-la mais nutritiva sem, claro, abrir mão do sabor!
Farofa saudável? Sim, é possÃvel! A verdade é que "problema" maior não está só na farinha de mandioca ou na farinha de milho, que normalmente usamos, e sim nos ingredientes que acrescemos, como a margarina ou óleo e o bacon, por exemplo, que são extremamente gordurosos. Segundo a nutricionista Daniella Chein, alguns alimentos saudáveis podem ser acrescentados proporcionando mais sabor e saúde à farofa:
"Para torná-la mais saudável uma sugestão é substituir a farinha pelo farelo de aveia, daà sim, podemos acrescentar vários ingredientes saudáveis e saborosos, tais como salsinha, amêndoas ou nozes processadas e picadas, cebola, cenoura ralada, dentres vários outros. Basta usar a criatividade", destaca a profissional que mostra os benefÃcios de substituir os ingredientes e deixa uma receita extremamente saborosa. Confira!
Ingredientes para preparar uma farofa saudável e seus benefÃcios
Farelo de aveia: É a hora de acrescentar uma boa quantidade de fibras na sua refeição. O farelo de aveia é responsável por ajudar a reduzir os nÃveis de colesterol e de açúcar no sangue, afastando a possibilidade de desenvolver o diabetes, prevene as doenças cardiovasculares e ajuda a melhorar o trânsito intestinal.
Salsa: Além de dar cor e sabor ao prato, a salsinha, como também é conhecida, é fonte de vitaminas A, B1, B2, C, D e K e minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, que agem em prol do bem-estar do nosso organismo. É responsável por fortalecer o sistema imune, estimula o funcionamento do rim e tem ação anti-inflamatória.
Amêndoas: Considerada um superalimento, as amêndoas são conhecidas por beneficiarem a saúde cardiovascular, fortalecer os ossos e músculos, por ser rica em cálcio. Além disso, é uma boa fonte de vitamina E, que fornece energia para o nosso corpo e nos protege contra a ação dos radicais livres.
Nozes: Fonte de energia, fibras e proteÃnas, as nozes são bem conhecidas nas época de Natal, mas são super bem vindas em qualquer época do ano nas nossas refeições. Elas atuam na prevenção do câncer de mama, diminui os nÃveis do colesterol "ruim", o LDL e de açúcar no sangue e favorece a perda de peso.
Cebola: O ingrediente chave de quase todas as preparações, a cebola é uma forma de acrescentar sabor e saúde! Rica em vitamina A e C, ela ajuda a prevenir o resfriado, beneficiando o nosso sistema imunológico, é fonte de ferro, vitamina E e fósforo, evitando assim o desenvolvimento da anemia. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Cenoura: Conhecida por ajudar a manter o bronzeado e melhor a saúde dos nossos olhos, acrescer a cenoura na sua farofa saudável tende e trazer muito mais benefÃcios. Ela previne o envelhecimento precoce das células, ajuda no processo digestivo e fortalece o sistema imunológico.
Receita de farofa de aveia
Ingredientes
02 xÃcara (chá) de farelo de aveia
03 colher (sopa) de azeite
02 ovos
01 cebola picada
02 dentes de alho picados
02 colher (sopa) de uvas passas (opcional)
10 azeitonas pretas picadas (opcional)
1/2 xÃcara (chá) de cenoura ralada
Sal
Pimenta do reino
Ervas e tempero verde (Ã gosto)
Modo de preparo
Misture o alho, a cebola e a cenoura e refogue com azeite. Bata o ovo e acrescente à mistura sem parar. Adicione o farelo de aveia e mexa até dourar. Misture as azeitonas, as uvas passas e mexa. Tempere com sal, pimenta e ervas secas ou frescas picadinhas.
* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição ClÃnica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.