Farinha de coco: Veja como podemos usar de forma prática e saudável no dia a dia

Os alimentos derivados do coco, como óleo , o leite e o açúcar, fazem muito sucesso em dietas para o emagrecimento saudável. Agora, o produto da vez à base dessa poderosa fruta é a farinha de coco, você conhece? Fonte de importantes nutrientes para o organismo e extremamente versátil, esse ingrediente pode, tranquilamente, fazer parte de diversas preparações do nosso dia a dia. Veja 5 formas diferentes para inserir esse alimento em suas receitas.

Feita a partir da polpa da fruta, a farinha de coco entrou para o cardápio das dietas alimentares por ser livre de glúten, além de ser fonte de fibras alimentares que beneficiam o trânsito intestinal. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o alimento ainda pode auxiliar com o controle da glicose sanguínea e do colesterol:

"A farinha de coco possui baixa quantidade de carboidratos. Também há uma predominância de ácidos graxos de cadeia média (AGCM), que correspondem a 70 a 80% da sua composição. Os AGCM são rapidamente absorvidos no intestino, oxidados e transformados em energia, não sendo armazenado no tecido adiposo", explica a nutricionista que destaca, abaixo, as mehores formas de consumo para a farinha de coco:

5 maneiras saudáveis de utilizar a farinha de coco em suas receitas

1 - Junto aos sucos de frutas: Experimente bater a sua fruta favorita (ou mais de uma) com uma porção de farinha de coco. Além de você ter um novo sabor na bebida, com um leve toque de coco, a farinha irá acrescentar nutrientes e garantir uma maior durabilidade da saciedade.

2 - Para substituir a farinha de trigo: Nas receitas de pães, bolos e biscoitos, por exemplo, a farinha de coco pode entrar no lugar parcial ou completamente da farinha de trigo. Isso tratá uma boa quantidade de fibras à preparação, além de menos caloria, proporcionando saciedade durante a ingestão.

3 - Com iogurtes: Além de acrescentar frutas, sementes e cereais a esse lanche tão gostoso, uma colher de farinha de coco também cairá bem ao potinho de iogurte. Essa prática se torna mais uma alternativa para variar no lanche e alterar levemente o sabor da bebida.

4 - Em shakes ou vitaminas: A união de frutas e leite já é uma boa opção para compor a sua alimentação saudável e tornar o café da manhã mais leve. Para incrementar essa preparação, coloque uma colher de farinha de coco e turbine a bebida com mais fibras alimentares que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e melhoram a digestão.

5 - Em uma porção de frutas: Sabe aquelas porções de frutas que caem super bem com uma colherzinha de açúcar? Experimente adocicar com uma colher de farinha de coco e tornar o seu lanche mais saudável e nutritivo.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato: Facebook e Instagram

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos sem glúten, Frutas, Receitas light em calorias, Alimentos ricos em fibras, Alimentos orgânicos, Bolo, Café da manhã, Carboidratos

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