Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farelo de aveia: Conheça os seus benefícios para a saúde
Guia Culinário 16/10/2015

Farelo de aveia: Conheça os seus benefícios para a saúde

Quando falamos em “farelo” logo nos vêm à mente alguma sobra ou resquício. Contudo, se tratando de alimentação, o termo pode ser um importante aliado a nossa saúde! O farelo de aveia, por exemplo, é considerado um grande trunfo nas mais e eficazes dietas nutricionais.

O farelo de aveia nada mais é do que a camada externa da semente desse importante cereal, retirada durante o refinamento do grão. Contudo, só após muitas análises, estudos e pesquisas do segmento, o produto passou a ser utilizado em nossa alimentação como fonte de diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. De acordo com a nutricionista Caroline Siqueira, a grande quantidade de fibras que o alimento possui em sua composição é o grande destaque para o seu consumo regular:

“É bom introduzir o farelo de aveia na alimentação principalmente por causa das fibras. As fibras ajudam no trabalho do intestino e na eliminação de gordura”, salienta a especialista. Dentre suas principais propriedades nutricionais, destacam-se no farelo de aveia:

– Fonte de fibras solúveis

– Fonte de proteínas

– Fonte de vitaminas E, K, B1, B2, B3 e B6

– Baixa quantidade de calorias

Todos esses nutrientes em sua composição tornam o farelo de aveia um alimento extremamente benéfico à saúde, auxilando aspectos como:

– Equilibra os níveis de colesterol HDL, o chamado “bom colesterol”

– Proporciona maior saciedade;

– Regula o trabalho intestinal;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Auxilia na prevenção do diabetes;

– Protege o coração;

– Melhora a sensação de bem-estar

Como consumir o farelo de aveia em nosso dia a dia?

Muito versátil, o farelo de aveia pode ser utilizado de diversas formas, como em receitas funcionais de pães, bolos, pizzas, tortas, panquecas; em mingaus e cremes; para engrossar molhos; para empanar bifes e salgadinhos e, até mesmo, como farofa para pratos salgados ou doces.

OBS: Por conter glúten em sua composição, o consumo do farelo de aveia deve ser evitado por pessoas celíacas, intolerantes à substância.