Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Estudo aponta: Pessoas nascidas antes de 1942 têm menos riscos de serem obesas
Guia Culinário 16/12/2015

Estudo aponta: Pessoas nascidas antes de 1942 têm menos riscos de serem obesas

Poderia ser mais um mito, das muitas lendas que existem em relação aos fatores que levam à obesidade, contudo, desta vez, é a própria ciência nutricional que está por trás da teoria. Segundo um artigo veiculado recentemente pelo Jornal “El País”, da Espanha, alguns estudos apontaram que, além das questões alimentares e dos hábitos de vida, a data de nascimento também é um importante fator do nosso peso corporal. De acordo com as pesquisas, pessoas nascidas antes do ano de 1942 tendem a serem “mais imunes” aos efeitos genéticos da obesidade.

Os dados fazem parte de um estudo de mais de 40 anos, realizado na cidade de Framingham, nos Estados Unidos. O trabalho se baseou em um rigoroso acompanhamento de mais de 5 mil pessoas, entre 27 e 63 anos, ao longo dos anos de 1971 e 2008. Os resultados comprovaram que não existe qualquer associação entre o gene da obesidade e aumento do índice de massa corporal (IMC) entre aqueles que nasceram antes de 1942. No entanto, nas gerações seguintes, a correlação entre a genética e obesidade tem aumentado progressivamente.

Os investigadores focam o gene “FTO” – proteína da obesidade e de massa de gordura – como principal fator de risco genético para o ganho peso. Até agora, os estudos têm demonstrado que uma variante deste gene dá as pessoas, cerca de três quilos e meio a mais, comparativamente, nas gerações mais recentes.

“A correlação entre o conhecido e o IMC aumenta com o aumento da data de nascimento variante genética da obesidade. Isto sugere, em primeiro lugar, que a data de nascimento é outra variável na equação entre genética e ambiente, quando se trata de encontrar as causas da obesidade e talvez outras doenças“, explica o Dr. James Niels Rosenquist, médico do Massachusetts General Hospital, coautor do estudo, publicado na Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos (PNAS).

Problemas ambientais também são causas das mudanças genéticas

Os autores do estudo acreditam que essa variação genética das distintas gerações pode se configurar em um caso clássico de como o ambiente muda a expressão do gene. “Sabemos que o ambiente desempenha um grande papel na expressão de genes e ao fato de que o efeito que vimos é dada mesmo entre irmãos nasceram em anos diferentes implica que os fatores ambientais globais, como mudanças em produtos alimentares e o volume de atividade no trabalho influenciando variantes genéticas“, finalizou o Dr. James na publicação.

Veja mais