Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Esportes para emagrecer: 6 atividades para quem precisa perder uns quilinhos
Movimente-se 01/12/2017

Esportes para emagrecer: 6 atividades para quem precisa perder uns quilinhos

Correr, nadar, subir, descer, pular… O que você faz para perder peso? Dentre as atividades físicas mais procuradas pelas pessoas que buscam emagrecer de forma saudável e natural, alguns esportes são mais indicados do que outros, de acordo com as necessidades de cada um. Veja quais são esses exercícios e os benefícios que eles geram em nosso corpo.

Na verdade, todas as atividades físicas são indicadas para quem deseja perder peso, pois precisam de esforço e constante movimentação do corpo. Isso gera, naturalmente, altos gastos calóricos que aceleram as reações metabólicas do organismo e ajudam a queima de gorduras localizadas. Contudo, de acordo com a intensidade de treinos e a sobrecarga física, existem esportes específicos e mais recomendados para cada necessidade. Por exemplo, a dança trabalha mais os membros inferiores, principalmente as pernas, enquanto, o remo foca mais os braços, costas e região peitoral.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a OMS, a prática regular esportiva traz benefícios para o corpo e para a mente, ajudando a equilibrá-los e mantê-los mais saudáveis. A entidade orienta para um adulto saudável, a prática regular de 30 minutos por dia, cinco vezes na semana, para adquirir as vantagens das atividades e sair do quadro de sedentarismo. Vale destacar também a importância de aliar bons hábitos alimentares com os exercícios físicos, para ter eficácia na perda de peso e em outros âmbitos da saúde.

Os 6 exercícios mais recomendados para quem quer perder peso

1 – Corrida: Seja na rua ou nas esteiras da academia, uma hora de corrida pode eliminar cerca de 750 Kcal. Essa atividade, além de garantir a perda de peso, é responsável por fortalecer os músculos inferiores e melhorar o funcionamento cardiovascular.

2 – Lutas: Seja uma aula de boxe, jiu jitsu, judô, muai tai, taekwondo ou qualquer outra luta de sua preferência, essas atividades podem gerar uma queima de até 1.400 Kcal em uma hora de prática. Essas modalidades ainda ajudam a reduzir os níveis de estresse, ajudando a relaxar e ter uma vida mais leve e tranquila.

3 – Remo ou remada: Praticada em mares, rios e lagoas ou, até mesmo, nos aparelhos da academia, essa atividade também é completa para quem quer diminuir as medidas e tonificar os músculos. Uma hora de treino pode gerar uma queima de 600 Kcal. O esporte também ajuda a melhorar a postura corporal e pode contribuir com a definição do abdômen.

4 – Dança: Para quem não gosta de ficar parado e adora se divertir com a atividade proposta, a dança é o exercício certo. Zumba, ballet, forró, dança de salão e zouk são boas opções para quem deseja começar. Uma hora do exercício gera um gasto calórico de até 800 Kcal.

5 – Natação: É um dos esportes mais completos que existe, pois, trabalha com quase todos os membros do corpo ao mesmo tempo. Por causa dessa constante movimentação muscular, uma hora de natação pode ajudar a perder 500 Kcal, segundo estudos da medicina esportiva.

6 – Ciclismo: Seja em uma bicicleta normal ou em ergométricas, pedalar é uma prática muito prazerosa para quem deseja perder peso. Em uma hora de atividade, nós perdemos, em média, 500 Kcal. Além de ajudar a emagrecer, esse esporte ajuda no desenvolvimento muscular, contribui com o controle respiratório, previne as doenças cardiovasculares e combate o estresse.

Hidrate-se antes, durante e depois das atividades

Antes de qualquer prática esportiva, certifique-se que a sua garrafinha está pronta para te acompanhar. É de suma importância manter a hidratação do corpo e uma alimentação saudável para que os resultados sejam conquistados. É recomendado pela OMS o consumo de, no mínimo, dois litros de água para um adulto saudável, sendo assim, abuse de água, isotônicos, frutas e sucos.

* Outras informações e recomendações podem ser conferidas no site da OMS: http://www.paho.org/bra/

Produtos relacionados