Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Espetinhos de vegetais: 4 opções de petiscos sem carne para vegetarianos!
Guia Culinário 05/01/2017

Espetinhos de vegetais: 4 opções de petiscos sem carne para vegetarianos!

Já pensou em fazer um delicioso petisco com espetinhos de vegetais? A inovação gastronômica surgiu como alternativa saudável e extremamente benéfica para os adeptos da alimentação vegetariana, que não consomem carnes ou outros alimentos de origem animal, mas que não dispensam degustar um bom “tira gosto”. Conheça algumas opções de espetinhos veganos para incluir no seu dia a dia e descubra os benefícios que eles podem proporcionar à saúde!

Para manter uma alimentação equilibrada, com nutrientes que suprem as necessidades das proteínas da carne, os vegetarianos precisam usar da criatividade e inovar cada vez mais no cardápio e nos alimentos. É assim que surge a ideia dos espetinhos, uma substituição das carnes vermelhas por vegetais. Segundo a nutricionista Daniella Chein, os espetinhos vegetarianos são boas opções para diversificar na ingestão de nutrientes e principalmente para aumentar a quantidade de proteína necessária para um organismo saudável:

“As consequências da falta de proteína são diversas, podendo acarretar deficiência de crescimento nas crianças, alterações imunológicas e em diversos órgãos corporais, retenção de líquidos, alterações em cabelo, pele. Por isso, não importa da onde vem a proteína que você esta ingerindo, o importante é ela estar sempre presente no seu dia a dia”, explica a profissional que indica espetinhos de vegetais que são ricos em proteínas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo:

4 espetinhos de vegetais para fazer em casa

1 – Espetinho de carne vegetal com legumes: O seitan, ou carne vegetal, assim como o tofu, pode ser grelhado fatiado ou cortado em pedaços e combinado com legumes como a abobrinha, cenoura e cebola para preparar espetos. “É muito rico em proteína vegetal, cálcio e minerais. Pode substituir tranquilamente a proteína animal no espetinho e no dia a dia”, indica a nutricionista.

2 – Espetinho de cogumelos: Esse alimento cai super bem em uma churrasqueira e acrescenta bons nutrientes à alimentação. “Alguns cogumelos se destacam pela ação antimicrobiana e assim podem combater alguns micro-organismos prejudiciais para o organismo. Os cogumelos possuem forte ação antioxidante, ou seja, agem combatendo os radicais livres do organismo. Além disso, podem ser combinados com quaisquer tipos de legumes ou frutas no espetinho”, ressalta a Dra. Daniella.

3 – Espetinho de berinjela: Fonte de fibras, carboidratos, a berinjela se destaca pela quantidade de vitaminas B, C, K, e minerais como zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio. “Além disso, a pele de berinjela contém fitonutriente, conhecidos como fitoquímico e glicosídeo solasodina. Estes são antioxidantes, que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres”, analisa a profissional. O espetinho de berinjela pode ser combinado com tomate, cebola e azeite.

4 – Espetinho de soja com legumes: Combinar a proteína de soja com cebola, tomate e pimentão é uma opção saborosa e nutritiva para o espetinho vegano. “Rica em aminoácidos, glutamina e arginina, a proteína da soja contribui para a construção muscular e para o crescimento, além de promoverem a queima de gorduras através da aceleração do metabolismo. Com isso, há o aumento de energia e a melhora da performance atlética”, finaliza a profissional.