Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Equilíbrio com a natureza: Defina o corpo praticando Stand Up Paddle
Movimente-se 20/07/2015

Equilíbrio com a natureza: Defina o corpo praticando Stand Up Paddle

Em nossa incessante busca de paz, saúde e equilíbrio no dia a dia, o esporte é um dos principais meios de alcançar a sonhada qualidade de vida. E se essa atividade for praticada em contato direto com a natureza, melhor ainda. É por esse e outros motivos que o Stand Up Paddle (SUP) virou mania nas praias brasileiras. A modalidade, que é relativamente nova no país, ganha cada vez mais adeptos e interessados.

Durante os dias, principalmente nos finais de semana, a vista das praias brasileiras ganharam um novo ingrediente de beleza: os praticantes do Stand Up Paddle remando em cima de suas pranchas. Mais simples para se aprender do que a maioria dos esportes praticados no mar, a atividade chama a atenção e a curiosidade principalmente de idosos, crianças e mulheres. Pensando nisso, o professor Luiz Kid, criou uma “escolinha”, em Niterói-RJ, para as pessoas conhecerem e ingressarem no esporte.

“O Stand Up abriu um leque de possibilidades para quem sonhava em praticar algum esporte no mar. Eu costumo dizer que o SUP é um dos esportes mais democráticos que existe. Qualquer pessoa pode praticar. Muita gente tem medo de fazer esporte marítimo, pois acham que não vão conseguir, como o surfe ou o boadyboard, e veem no Stand Up uma maneira mais viável”, disse o instrutor, que prática o esporte há cinco anos.

“Eu sempre surfei, mas quando descobri o Stand Up me fascinei. Na época não tinha ainda visto o esporte aqui no Brasil. Só fui conhecer no Rio de Janeiro e achei que seria um lugar perfeito para a prática. Temos praias com as condições ideais e por isso resolvi trazer esse esporte para cá. No início as pessoas tinham muita dúvida, curiosidade, mas agora todos me procuram já com o pensamento de iniciar”, declarou.

Esporte bom é para todas as idades

Luiz Kid destacou uma maior facilidade das mulheres e de crianças para a atividade. Apesar de não saber muito bem a razão, ele acredita que o peso possa interferir no aprendizado inicial, mas garante que esse não é o fator primordial para a prática.
“As mulheres dão show no Stand Up. Elas pegam mais rápido do que os homens, é incrível! As crianças também já sobem em saem remando de pé logo de primeira. Eu acho que o peso pode ser uma das razões, mas, não é o grande diferencial. Qualquer pessoa consegue praticar, é só encontrar o equilíbrio do corpo em cima da prancha. Alguns levam mais tempo, outro menos, mas não demora muito não”, destacou o professor, formado em educação física.

Casal praticante de SUP dá exemplo de equilibrio

Um desses exemplos citados por Luiz é o consultor financeiro Jaime Ferreira, de 50 anos e sua namorada Cristiane. Surfista desde a juventude, ele que vai, sempre junto com ela, fazer as aulas de Stand Up, ficou impressionado com a desenvoltura da companheira: “Tive alguma dificuldade para ficar em pé. Acho que estou um pouco pesado, por isso tive pouco equilíbrio, mas com o tempo vou acertando. Minha namorada que começou com tudo! Logo no primeiro dia já ficou de pé e saiu remando!”, comemorou Jaime que, entusiasmado, garantiu que irá se dedicar ao esporte.
“Eu amo qualquer esporte em contato com o mar. Sempre surfei, mas acho que o SUP é o esporte que eu pretendo seguir. Ele nos dá uma possibilidade única de atividade e relaxamento. Você, quando cansar, pode deitar na prancha e olhar para o céu. Tem coisa melhor?”, disse.

Sobre o SUP –
O Stand Up Paddle é um esporte originário do Havaí. Apesar de ser novidade no Brasil, essa atividade é tão ou mais antiga do que o próprio surfe. Excelente opção de condicionamento físico, fortalecendo os músculos do braços, pernas, abdômen, além de melhorar o equilíbrio, a modalidade também tem caráter competitivo. Exitem competições de SUP ao redor do mundo, nas modalidades “travessia” e “ondas”. O SUP tem a facilidade de poder ser praticado tanto no mar, como nas águas rasas de baías, lagos, rios, e as lagoas.