Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda por que tocar um instrumento musical proporciona tanto bem-estar
Movimente-se 02/08/2018

Entenda por que tocar um instrumento musical proporciona tanto bem-estar

Aprender a tocar um instrumento musical – dos mais clássicos, como violino e piano, aos que produzem um som mais pesado, como a guitarra e a bateria – é o sonho de muitos apaixonados por música. Mas você sabia que, muito mais do que um jeito de fazer sucesso na rodinha de amigos ou tentar seguir uma carreira na área, a prática dessa atividade pode trazer melhoras para o bem-estar e ainda potencializar algumas habilidades do cérebro?

Tocar um instrumento musical deixa o cérebro mais ativo

Um dos maiores benefícios de aprender um instrumento musical está no fato de colocar o cérebro para trabalhar. Por mais que existam as atividades diárias, como estudo e trabalho, é muito importante conseguir tirar um tempo para se dedicar a algo que saia da rotina – ainda mais se o hobby em questão for capaz de estimular diferentes áreas do próprio cérebro, como é o caso da música.

É que ao parar para aprender violão, guitarra, violino ou qualquer outro instrumento, tanto a parte responsável pela coordenação motora quanto a que comanda a visão e a audição são devidamente treinadas. Isso sem falar que a atividade também trabalha a memória e a concentração: a primeira por ser preciso decorar as notas e a posição correta dos dedos para aprender uma música, e a segunda pela necessidade de ficar atento a detalhes como ritmo, harmonia, melodia e altura do tom – e tudo ao mesmo tempo.

Alívio do estresse e sensação de alegria acompanham o aprendizado

Seja por relembrar um momento agradável ou gerar saudade de um tempo que passou, a música é capaz de ativar nossas emoções de uma maneira que quase nenhuma outra arte consegue – tanto que, no cinema, ela é uma importante aliada para alcançar esse objetivo. E se já somos tocados parando para ouvir uma canção favorita no rádio, YouTube ou em algum aplicativo de música, dá para imaginar como a sensação de bem-estar é ainda maior quando a tal melodia emocionante é feita pelas nossas próprias mãos, não é?

Por isso, além de ajudar a deixar o cérebro mais ativo, outro bom motivo para aprender um instrumento musical tem a ver com a sensação de bem-estar que acompanha a atividade. É que ao concentrar toda a atenção em algo tão emocional, você consegue trabalhar com seus próprios sentimentos e ainda faz com que o corpo libere hormônios da felicidade – como a endorfina e a serotonina. E vale destacar que, além dos benefícios individuais, quem toca músicas em público também ajuda a entregar tudo isso para os ouvintes.

Prática de instrumentos musicais também contribui para uma melhora na interação social

Por mais que a sensação de bem-estar venha de dentro para fora, a maneira como você se relaciona com os demais pode influenciar – e muito! – nessa questão. Sendo assim, por estimular o contato com um grupo, seja durante as aulas ou nos momentos de apresentação, a prática de um instrumento musical pode funcionar como uma aliada para melhorar essa interação.

Além de ajudar a amenizar a timidez, a socialização que vem junto com o aprendizado da música evita a solidão – que pode servir de gatilho para problemas emocionais sérios, como a depressão – e também estimula os neurônios através da troca de ideias com as outras pessoas.