Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Entenda como funciona a dieta do DNA e saiba se ela pode ajudá-lo a emagrecer
Guia Culinário 17/07/2018

Entenda como funciona a dieta do DNA e saiba se ela pode ajudá-lo a emagrecer

A dieta genética – também conhecida como dieta do DNA – é um método utilizado por muitos nutricionistas para montar o cardápio ideal para cada pessoa. Nela, a ideia de que cada organismo funciona de um jeito é o principal ponto, e as particularidades dos indivíduos são levadas em conta para que seja possível identificar o que deve ser adicionado às refeições ou ficar de fora do prato.

Por causa disso tudo, apostar nesse método para perder peso aparece como a solução ideal para muitas pessoas que estão em guerra com a balança – já que, através do perfil genético, dá para ver como o corpo irá reagir a cada alimento e o que ele realmente precisa. Mas será que essa ideia realmente faz mesmo sentido? Entenda como a dieta funciona para descobrir se ela pode ser uma aliada de quem quer perder peso:

Perfil genético de cada paciente é revelado através de exames específicos

Você provavelmente já ouviu falar em diferentes tipos de dieta por aí, mas a dieta do DNA tem chamado atenção por levar em conta as particularidades genéticas de cada pessoa para descobrir qual é o cardápio ideal para cada caso. Ou seja, cada um tem um plano alimentar específico e intransferível.

Para seguir esse procedimento, o primeiro passo é fazer exames específicos para identificar, com a ajuda da genética, como o corpo reage a determinados alimentos. Um exemplo para você entender melhor: considerando as variações do DNA, esses exames conseguem mostrar como funciona a velocidade de cada metabolismo e que tipo de nutrientes o organismo tem mais dificuldade de absorver e quais tem tendência a acumular. Desta forma, o cardápio é feito focando em repor o que está em falta e procurar um equilíbrio maior no que está em excesso – e tudo na proporção exata, já que são baseados em informações individuais do paciente.

E os benefícios para quem está pensando em emagrecer não param por aí: além de determinar quais nutrientes – como proteína, gordura e carboidrato – cada um precisa, alguns exames feitos para a dieta do DNA também ajudam a indicar problemas que podem atrapalhar o emagrecimento e, ainda, se o organismo tem intolerância a algum ingrediente – como é o caso dos celíacos com o glúten. Lembrando que o consumo de frutas, verduras e legumes é indicado em qualquer dieta, ainda mais porque eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Exames para a dieta do DNA também podem indicar como o corpo vai reagir a alguma atividade física

Além de definir a proporção exata dos nutrientes que o organismo precisa, alguns exames realizados para a dieta do DNA também ajudam a indicar como o corpo se comporta em relação às atividades físicas. É possível saber, através do genótipo, que tipo de exercício é mais indicado para cada paciente e já ter uma previsão de como o organismo irá reagir a ele. Como a prática de exercícios é uma aliada importante para quem quer perder peso, esse é mais um motivo que justifica muitos nutricionistas recomendarem essa opção de dieta para quem deseja emagrecer de maneira rápida e saudável.