Enroladinhos de frango com legumes e redução de balsâmico

Leves, saborosos, saudáveis, nutritivos... Adjetivos não faltam para destacar a nossa sugestão de receita para a sua semana. Os enroladinhos de frango com legumes e redução de balsâmico são opções incríveis para quem busca inovar o cardápio alimentar do dia a dia, com ingredientes que dão água na boca só de olhar. Veja como preparar essa delícia gastronomia em casa, sem perder muito tempo na cozinha, e seus principais benefícios para a saúde.

Quando falamos em enroladinhos, lembramos dessa receita, na maioria das vezes, como forma petiscos (finger foods), opções para servir de aperitivo aos nossos amigos e familiares em reuniões casuais, festas ou celebrações. Mas, além disso, eles também podem se encaixar perfeitamente no dia a dia, fazendo parte de lanchinhos da tarde e, até mesmo, refeições à noite, para quem não tem o hábito de jantar.

Carne de frango: Você sabia que ela faz bem para a memória?

Principal destaque desse enroladinho, o frango é uma proteína poderosa para a nossa saúde alimentar. Seja para o desenvolvimento físico, da musculatura, como para as funções mentais, nutrindo as ações cerebrais, a carne da ave é uma opção menos calórica e gordurosa para consumirmos no dia a dia.

Seus efeitos para o cérebro são tão relevantes que, recentemente, alguns estudos da área nutricional comprovaram a eficácia do consumo regular de frango para melhorar a memória, principalmente de pessoas que possuem os primeiros indícios do Mal de Alzheimer, disfunção, que afeta, sobretudo, idosos e que causa perda gradativa das lembranças, além de alterações comportamentais importantes.

O grande trunfo da carne de frango para o bom funcionamento do cérebro, dá-se pela boa presença da substância "niacina", também conhecida como vitamina B3, que ajuda a estimular, dando energia e ativando as principais funções cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem e demais ações executivas).

Como fazer essa receita em casa? É preciso ter atenção na hora de preparar

Não precisamos ser chefes especializados ou um mestre-cuca da cozinha, mas, principalmente para cozinheiros de "primeira viagem" ou àqueles que nunca experimentaram fazer essa receita, é preciso estar bem atentos para chegar ao ponto ideal desses enroladinhos de frango. O grande segredo está em cumprir todas as etapas de preparo, de maneira correta e seguir ingrediente por ingrediente. Por isso, confira, abaixo, o modo de preparo e todos os segredos dessa delícia!

Modo de preparo:

Corte cada filé de frango ao meio sem abrir completamente. Tempere os files com o sal, a pimenta e o tomilho. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e junte os legumes. Tempere com sal e cozinhe por 2 minutos. Deixe esfriar. Sobre cada filé aberto, passe uma camada de requeijão e por cima distribua os legumes. Enrole e prenda com um palito.

Coloque em uma travessa e regue com o suco de laranja. Em uma grelha aqueça um pouco de azeite e doure o frango. Mantenha quente.

Redução do molho balsâmico: Em uma panela, misture o vinagre balsâmico, o mel e o sal. Deixe ferver até formar uma calda.

Corte o frango em fatias e sirva com o molho. Decore com tomilho.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 251 Kcal 13
Carboidrato 16 g 5
Proteína 21 g 28
Gorduras totais 11 g 20
Gorduras saturadas 3 g 14
Sódio 268 mg 11
Colesterol 57 mg 19
Fibra alimentar 1,5 g 6
Vitamina A 492 mcg 82
Vitamina D 0,3 mcg 6
Vitamina C 45 mg 100
Cálcio 48 mg 5
Ferro 1,5 mg 11

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em proteínas, Alimentos sem glúten, Vitamina A, Vitamina C, Aves, Vitaminas, Legumes

Últimas matérias