Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Enfiar o pé na jaca? Que nada! Saiba como aproveitar os benefícios dessa fruta
Guia Culinário 28/12/2017

Enfiar o pé na jaca? Que nada! Saiba como aproveitar os benefícios dessa fruta

Se no jargão popular, a expressão “enfiar o pé na jaca” significa compulsão alimentar, cometer excessos, comer demais, se pensarmos apenas nos benefícios dessa fruta tão peculiar, a história seria outra. Dona de propriedades nutricionais incríveis, a jaca deve ser considerada uma grande aliada da nossa alimentação saudável, principalmente para quem precisa energizar o corpo e fortalecer o organismo com vitaminas e minerais no dia a dia.

Dona de um aroma bem peculiar e um sabor adocicado, a jaca, apesar de ser originária da Índia, se tornou muito popular no Brasil. E, dentre os seus principais benefícios, a nutricionista Luciana Novaes destaca à presença dos complexos vitamínicos, além dos sais minerais, dois grupos de substâncias importantes para regular o organismo:

“A jaqueira é uma árvore originária da Índia, e há muito tempo existe no Brasil, mas não se consome tanto o seu fruto no dia a dia. A jaca é uma fruta de inúmeros benefícios. Seus gomos maduros contêm vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, vitamina C, ferro, sódio, zinco, magnésio, dentre outros nutrientes, além de ser uma fruta de baixo valor calórico”, explica a nutricionista.

6 benefícios da jaca para a saúde

1 – Ajuda na hidratação: A jaca possui uma boa quantidade de água, ajudando a hidratar o corpo, prevenindo a desidratação e fazendo com que o corpo consiga realizar as funções de maneira correta e eficaz. Principalmente no verão, a fruta é importante para manter o corpo sempre com os níveis de água adequado para o bem-estar.

2 – Previne o envelhecimento precoce: Fonte de agentes antioxidantes, a fruta ajuda a prevenir o envelhecimento das células, promovendo uma pele saudável, hidratada e jovem por mais tempo. Esses nutrientes, além da pele, garantem uma boa saúde capilar, mantendo os fios do cabelo alinhados e crescendo saudáveis e fortes.

3 – Fortalece o sistema imunológico: A jaca também é rica em vitamina C, sendo importante na prevenção de gripes, resfriados e outras enfermidades causadas quando os mecanismos de defesa do corpo estão fracos.

4 – Fornece energia: Por conter uma boa quantidade de carboidratos e também possuir calorias, a fruta se torna essencial para garantir energia e disposição para o corpo. Segundo Luciana Novaes, a fruta pode ser uma boa alternativa para um pré-treino, já que vai contribuir para um melhor desempenho nas atividades.

5 – Melhora o funcionamento intestinal: Rica em fibras alimentares, a jaca garante que todo o processo digestivo aconteça de forma eficaz, melhorando a digestão, proporcionando saciedade e prevenindo a constipação e a prisão de ventre.

6 – Controla a pressão arterial: Com uma boa quantidade de potássio em sua composição, a jaca reduz os níveis da pressão, diminuindo assim, o riscos das doenças cardiovasculares, como infarto, por exemplo, e tornando o coração mais saudável.

Como aproveitar a jaca em receitas saudáveis?

A recomendação de consumo da jaca é de 1 até 2 porções (100 g por porção) ao dia. De acordo com a nutricionista, essa quantidade é suficiente para oferecer os benefícios, sem apresentar um consumo exagerado. Segundo a profissional, é indicado que a fruta seja utilizada em sua versão natural, garantindo assim a maior ingestão de nutrientes:

“De sabor suave, ela pode ser consumida após as refeições, como lanches ou antes de uma atividade física. Também pode ser desidratada e preparada como chips, para o lanche, na forma de sorvetes ou sucos, assada ou cozida, como recheio de diversas preparações como a tão famosa coxinha de jaca”, indica a profissional, ressaltando que até mesmo as sementes da jaca podem ser aproveitadas:

“Sua semente pode ser torrada e moída, utilizada como farinha em preparações como pães, biscoitos e massas. Assim se aproveita o fruto inteiro”, reitera.

*Atenção – As sementes da jaca não podem ser consumidas cruas, pois possuem uma substância que pode levar a uma intoxicação. Por isso, elas precisam ser assadas. “Como elas possui substâncias que auxiliam a coagulação do sangue, não é aconselhado que pessoas em uso de anticoagulantes como, aspirina, ibuprofeno, varfarina, heparina façam o consumo tanto da fruta quanto de sua farinha”, enfatiza a nutricionista.

Diabéticos podem comer jaca?

Luciana Novaes destaca a importância de não exagerar no consumo, já que a jaca é um alimento bem doce, possuindo uma boa quantidade de frutose, o açúcar da fruta, por isso, pessoas diabéticas precisam ter equilíbrio na hora de comer jaca para não alterar os níveis de glicemia no organismo.