Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Energia natural: Conheça as plantas que ajudam a aumentar a disposição do corpo!
Guia Culinário 19/05/2016

Energia natural: Conheça as plantas que ajudam a aumentar a disposição do corpo!

Não é todos os dias que acordamos esbanjando disposição, não é mesmo? Preguiça, sonolência, cansaço e o estresse, às vezes, são tão difíceis de controlar que só buscando um auxílio extra para retomarmos o pique normal. Para isso, estão na natureza nossas principais fontes de energias. Algumas plantas, em suas mais variadas formas de consumo, conseguem trazer aquele combustível a mais para o nosso organismo voltar a trabalhar com ânimo e vontade.

As plantas já são conhecidas por suas diversos benefícios medicinais, previnem e até curam doenças, proporcionam bem-estar e também podem ser boas fontes de energia para o corpo. Seja em forma de chá ou através de óleos, algumas plantas agem no nosso corpo em resposta ao estresse e estimulam o sistema imune de defesa do organismo. Elas ainda podem atuar na melhoria da memória e do raciocínio. Aliadas à alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, elas tendem a trazer um melhor resultado ao corpo.

Conheça quais são as melhores plantas para levantar a sua energia

Alecrim: Muito utilizado como chá e sob forma de óleos essenciais, ele possui várias propriedades bioativas, ou seja, promovem uma série de benefícios para o organismo. Tem ação diurética, que ajudam a eliminar o excesso de água que causa inchaço, além de atuar facilitando a digestão, o que é ótimo para a circulação do sangue e para a melhora do trânsito intestinal.

Guaraná: Com propriedades bastante conhecidas, ele ajuda na diminuição da febre e, por ser um diurético, ajuda no emagrecimento. É uma alternativa para evitar dores de enxaquecas e ajuda a controlar o apetite. “Justamente por causa da grande quantidade de cafeína que possui, o guaraná promove uma melhor circulação, o que provoca a dilatação em algumas artérias e contração em outras, motivo pelo qual é excelente no tratamento de enxaquecas, evitando também as cãibras”, ressalta a nutricionista Daniella Chein.

Erva-cidreira: É muito comum em nosso país e com infinitas propriedades benéficas, por exemplo, analgésica, ansiolítica, antiartrítica, antiasmática, antidiarreica, antisséptica e calmante. “Principalmente sob a forma de chá, ajuda na desintoxicação do organismo e facilita a digestão, dentre vários outros beneficios. Possue flavonoides que auxiliam no processo de combater células degenerativas”, comenta a profissional

Ginseng: Também conhecido como um “elixir da vida longa”, o ginseng é amplamente utilizado sob a forma de cápsulas e em pó, principamente por causa de suas propriedades energéticas e ao mesmo tempo anti-estresse. “Flavonoides presentes em sua composição, além de aumentarem o fluxo sanguíneo no cérebro, evitam os microderrames e coágulos, responsáveis pelas falhas de memória. É um revigorante do organismo, combate a fadiga, o estresse, e ainda aumenta a capacidade de concentração e trabalho”, destaca a Dra. Daniella.

Garcinia Cambogia: Estudos sobre essa planta descobriram que a sua composição nutricional é capaz de moderar, saciar, o apetite. Porém, ela deve ser usada apenas como complemento na alimentação. “A planta possui um componente em sua fórmula, que atua diretamente no organismo reduzindo a absorção de gorduras, além disso, promove a sensação de saciedade, o funcionamento da garcinia cambogia pode ser dividido em três fases: bloquear gorduras, direcionar calorias para partes do corpo que realmente precisam delas e reduzir o apetite. Mas, é necessário esforço de quem a consome, sozinha ela não faz milagre”, finaliza a nutricionista.