É salgado ou doce? Descubra 7 alimentos salgados que também possuem açúcar

Se alimentos doces podem conter sódio em suas composições, os ingredientes salgados também podem guardar grandes concentrações de açúcar. E, nos dois casos, é preciso estar atentos ao consumo excessivo desses produtos, principalmente para pessoas que necessitam controlar os níveis de glicose no sangue ou simplesmente querem manter o peso ideal do corpo. Descubra 7 alimentos salgados que possuem açúcar e veja alternativas saudáveis para substituí-los no dia a dia.

Encontrar o açúcar nos alimentos é mais comum do que você pensa. Desde o pãozinho francês da padaria até os produtos embutidos e enlatados, quase todos os ingredientes possuem alguma quantidade doce em suas composições nutricionais. Por isso, segundo a nutricionista Nathalia Vignoli, o segredo é a moderação:

"A alimentação não pode ser baseada apenas nesses alimentos. Não há necessidade de uma restrição severa, mas muitos deles, como embutidos, industrializados congelados podem ser deixados para momentos pontuais. Nada como uma alimentação natural, comida de verdade", analisa a profissional.

Diabéticos também precisam estar atentos ao consumo de alimentos salgados

Por não poderem ou ter que evitar ao máximo o consumo de açúcar, muitas vezes, os diabéticos acabam abusando no consumo desses alimentos salgados, sem prestar atenção na concentração adocicada que eles possuem. Segundo a nutricionista, para esse grupo de pessoas, existem planos alimentares que garantem prazer e saciedade, sem elevar o Índice Glicêmico no organismo:

"Aos diabéticos, por exemplo, atualmente possuem opções como dietas de contagem de carboidrato. Dessa maneira, não precisam da restrição, mas devem sempre ter uma alimentação equilibrada", completa a nutricionista que destaca os alimentos salgados que possuem açúcar em sua composição. Confira!

7 alimentos salgados que contém açúcar

1 - Pães e itens de padaria: Pão francês, croissant, massas de pizza e todos esses produtos deliciosos de padaria possuem boas quantidades de açúcar. Como recomenda a nutricionista, não é necessário excluir esses alimentos do seu plano alimentar, porém, dê preferência pelas preparações integrais ou artesanais, que garantem uma ingestão maior de fibras alimentares, que facilitam a digestão.

2 - Bacon: Muito utilizado para dar um gostinho no feijão ou para compor diversas outras receitas, os brasileiros têm uma queda pelo bacon. Entretanto, esse alimento além de ser muito gorduroso também possui açúcar. Por isso, que tal experimentar o bacon vegano? Seja de berinjela, coco ou alcachofra, por exemplo, essa versão é mais saudável e natural.

3 - Ketchup: Um dos molhos mais utilizados na culinária brasileira, o ketchup parece combinar com todas as preparações, não é mesmo? Embora seja muito querido, o molho industrializado não é o mais indicado para nossa saúde, além do açúcar, ele conta com diversos conservantes e até corantes que o torna inviável para um plano alimentar saudável. Já pensou em fazer o seu ketchup em casa? Assim você terá um produto natural e mais equilibrado.

4 - Mostarda: Assim como o ketchup, a mostarda também está presente no nosso dia a dia, trazendo um sabor delicioso às composições. Porém, diversos tipos desse produto disponíveis nas prateleiras do supermercado estão cheios de substâncias nada saudáveis, incluindo o açúcar, amido, corante, etc. O segredo para o consumo da mostarda é estar atento aos rótulos, opte pela artesanal ou por aquela que contém apenas água, sementes de mostarda, sal, especiarias, vinagre e alho em sua composição.

5 - Embutidos: As linguiças e salsichas que facilitam tanto as nossas preparações na correria do dia a dia, também possuem o açúcar escondido nas composições. Além disso, outros ingredientes são acrescidos nesses alimentos para aumentar a durabilidade, tais como o excesso de sal e conservantes. O conselho de Nathalia Vignoli é optar por carnes frescas ou congeladas, já que são mais saudáveis:

"Os congelados hoje, possuem uma gama grande de produtos mais naturais, pequenas empresas com produtos feitos por nutricionista mesmo. Também é uma ótima alternativa", indica a profissional.

6 - Hambúrgueres: Embora sejam sinônimos de praticidade, os hambúrgueres congelados são mais um dos alimentos salgados que contêm açúcar. Para fazer uma boa substituição, você pode fazer o seu próprio hambúrguer em casa, com carne fresca e ainda misturar outros ingredientes. Conhecido como a versão artesanal do alimento, é uma forma de você saber exatamente o que você está ingerindo.

7 - Salmão enlatado: É um dos peixes mais queridos para uma alimentação saudável, devido à presença do ácido graxo ômega 3, substância que atua em prol da saúde do cérebro e do coração. Porém, o salmão enlatado não é o mais apropriado para consumo, já que o açúcar pode ser encontrado. Dê preferência pelo peixe fresco, encontrado em feiras e peixarias, garantindo assim a ingestão correta dos nutrientes sem adição de açúcar.

*Natália Guimarães Vignoli (CRN3 34086) é nutricionista funcional e comportamental. A profissional disponibiliza o seu instagram e site para contato e outras informações necessárias: @barahnutricao

Ver mais: Alimentação saudável, Pão, Alimentos orgânicos, Carboidratos

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