Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
É fome ou ansiedade? Saiba como manter a saciedade com alimentos saudáveis
Guia Culinário 15/01/2018

É fome ou ansiedade? Saiba como manter a saciedade com alimentos saudáveis

Quem nunca descontou as suas emoções na fome? Sim, os alimentos são muitas vezes as “válvulas de escape” encontradas pelas pessoas para amenizar momentos de ansiedade ou, até mesmo, frustrações. Um chocolatinho aqui, outro docinho acolá, a verdade é que esse hábito pode acabar se tornando um vício, uma compulsão alimentar, que futuramente pode acarretar problemas para a saúde. Por isso, é sempre bom estarmos atentos às nossas ações do dia a dia para detectar esses excessos e, principalmente, buscar soluções saudáveis e mais naturais para equilibrar a mente e o corpo.

Já que essa “fome louca” acontece por causa da ansiedade, a primeira etapa de quem quer manter bons hábitos alimentares é buscar uma qualidade de vida melhor, sem tanto estresse e cobranças excessivas. Fugir um pouco das obrigações em horários de descanso e lazer é o melhor momento para isso. Seja através de algum hobby, esportes ou qualquer outra atividade que tire, por algum momento, a sua realidade. Conciliado a isso, uma reeducação alimentar, personalizada e de acordo com seus gostos e necessidades, pode ser elaborada por um profissional da área (nutricionista ou nutrólogo).

Aprenda a controlar a saciedade com alimentos ricos em fibras alimentares

Um dos pontos importantes para evitarmos a vontade de comer em momentos incorretos do dia a dia e, principalmente, buscar guloseimas que não fazem bem à saúde, é manter o organismo equilibrado e com uma melhor sensação de saciedade. Isso pode ser alcançado com uma ingestão maior de fibras alimentares, substâncias que retardam a liberação de açúcar no sangue, ajudando a controlar o apetite. Além disso, as fibras são capazes de eliminar as impurezas do organismo, esvaziando o estômago e melhorando a digestão.

Dentre as principais fontes de fibras alimentares, nós podemos destacar:

– Alimentos integrais: Macarrão, arroz, farinhas e óleos vegetais, entre tantos outros produtos dessa versão, possuem suas cascas intactas. Essas cascas têm mais fibras alimentares e, por isso, são mais recomendadas para o nosso consumo. Além disso, os alimentos integrais são mais indicados para serem usados em receitas para diabéticos, já que conseguem controlar melhor os níveis de glicose no sangue.

– Frutas: São naturalmente fontes de fibras alimentares. Das mais consumidas, como maçã, banana, abacaxi, manga e o coco, às frutas exóticas , como pitaia e o kino, todas elas podem ser aproveitadas de diversas formas para um aumento de fibras no dia a dia. Elas podem ser utilizadas integralmente, em formas de sucos, vitaminas, em receitas doces, molhos ou acompanhando saladas.

– Grãos e sementes: Chia, quinoa, linhaça, e tantas outras, são consideradas “superalimentos” é não à toa. Elas possuem grandes concentrações de fibras alimentares e, por isso, devem ser aproveitadas diariamente em nossa alimentação. Suas composições nutricionais favorecem a saciedade, melhorando a flora intestinal.

4 passos para controlar a ansiedade com uma alimentação saudável

Evite produtos refinados e com grandes quantidades de açúcar

Mastigue corretamente e coma sem pressa

– Não fique em jejum constantemente

– Varie o cardápio do dia a dia