É de comer com os olhos: 10 alimentos naturais que dão água na boca só de olhar!

Quem disse que "beleza não põe mesa"? Conhecidos por suas aparências vivas, cores fortes, vibrantes e harmoniosas, alguns alimentos saltam os olhos e enchem a nossa boca de água antes mesmo da primeira mordida! Além disso, grande parte deles são extremamente saborosos, suculentos e nutritivos para a saúde. Veja um lindo cardápio que separamos, com frutas, legumes e carnes que também são grandes opções para a nossa alimentação diária!

Segundo a nutricionista Carolina Barcellos, os alimentos, quando naturais, apresentam a reliadade de seus componentes. Por isso, quanto mais "bonitos" estiverem, mais coloridos, com menos machucados, etc, melhores estarão suas qualidades de sabor, textura, aroma e, claro, nutrientes.

"Os alimentos naturais são os melhores remédios para prevenção de diversas doenças, pois possuem maior disponibilidade de nutrientes. Além disso, eles evitam muitos problemas decorrentes da ingestão em excesso de elementos químicos, como corantes, por exemplo. Os alimentos naturais são mais nutritivos do que os processados, porque no processo de industrialização muitos nutrientes são perdidos", analisa a profissional.

Veja a lista de 10 alimentos naturais e apetitosos para sua alimentação

1 - Frutas vermelhas: Morango, cereja, framboesa, mirtilos e amora fazem parte desse grupo que chama atenção em qualquer preparação! São saborosas e muito nutritivas, conhecidas por sua predominante ação antioxidante, responsável por prevenir o envelhecimento precoce das células.

2 - Pitaia: Uma das frutas exóticas mais procuradas no país, o alimento de cor rosa forte e polpa branca é uma boa fonte de ômega 3 para o nosso organismo, um ácido graxo importante para melhorar as nossas funções cerebrais, tais como a memória e a concentração, além de prevenir as doenças cardiovasculares.

3 - Kiwi: Uma polpa verde, cheia de sementes pequenas pretas, o kiwi é mais do que atraente! É saboroso, nutritivo e uma das frutas mais consumidas do Brasil. Possui poucas calorias em sua composição e é fonte de vitamina C, nutriente que atua beneficiando o nosso sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras inflamações.

4 - Lichia: Embora não seja uma fruta comum em todo o ano, já que sua safra é na época do verão, o alimento possui uma casca grossa vermelha e uma polpa carnuda bem suculenta. De sabor doce, a lichia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e C, além dos minerais ferro, fósforo, cálcio e zinco que favorecem a digestão e atuam na prevenção do câncer.

5 - Maracujá: Conhecido como fruta da paixão, o maracujá é muito utilizado em sucos, vitaminas e na preparação de doces. Possui efeito calmante e relaxante, que ajudam a diminuir os níveis de estresse do dia a dia. É uma poderosa fonte de fibras, trazendo saciedade e melhorando o funcionamento intestinal.

6 - Salmão: O laranja-rosado do peixe é tão atraente que é mais conhecida como "cor de salmão". Comum na culinária japonesa, o salmão caiu no gosto do brasileiro que logo tratou de prepará-lo das mais variadas formas: assado, grelhado, selado, etc. Rico em vitaminas A, C e D, além dos minerais e antioxidantes, o salmão é benéfico para a saúde dos olhos e do cérebro.

7 - Camarão: Um dos crustáceos mais requisitados na culinária, o camarão é de dar água na boca! Além de saboroso, o alimento é rico em vitaminas e minerais que ajudam a dar um "up" na sua saúde. É uma boa fonte de energia e de ômega 3, substância essencial para a prevenção de doenças neurodegenerativas.

8 - Mel: De cor dorada, o mel torna toda e qualquer preparação atraente e saborosa. Versátil, ele é o único alimento naturalmente doce capaz de fornecer nutrientes para o nosso organismo. Suas propriedades nutricionais incluem as proteínas e minerais como potássio e magnésio, que garantem a melhoria no trânsito intestinal, na prisão de ventre e doenças crônicas, como asma e bronquite.

9 - Brócolis: Um ramo de flores verdes, saborosas e muito nutritivas. Pertencente do grupo dos vegetais verde-escuros, o brócolis ajuda a manter o nosso cérebro ativo, já que é um bom fornecedor de potássio e vitamina K. Além disso, também é possível encontrar uma boa quantidade de vitamina C no vegetal, sendo benéfica para fortalecer o sistema imunológico e diminuir os risco de doenças.

10 - Tomate: O vermelho ávido do fruto, chama atenção em qualquer salada! É saboroso, saudável e fonte de nutrientes importantes para o nosso bem-estar. Seus agentes antioxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuem os níveis de colesterol e melhora o fluxo sanguíneo.

* Carolina Barcellos (CRN2-13592) é nutricionista clínica e disponibiliza a rede social da clínica de atendimento para informações e contato: Nutrissoma

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