Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dormir sobre o lado esquerdo ajuda a melhorar a digestão
Movimente-se 16/06/2015

Dormir sobre o lado esquerdo ajuda a melhorar a digestão

Como você dorme? De lado, de bruços ou de barriga para cima? Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a nossa saúde e diminuir dores no corpo – principalmente nas costas – do que dormir de uma forma correta: fortalece a memória, ajuda a controlar doenças e, claro, garante a sensação de bem-estar e qualidade de vida, principalmente promovendo uma boa digestão de tudo aquilo que ingerimos durante o dia.

Alguns alimentos servem para melhorar a qualidade de nosso sono e potencializar a absorção de nutrientes, sobretudo, os ricos em fibras, como a união de iogurte e aveia, contudo, a posição na qual relaxamos também está diretamente ligada às funções digestivas do organismo. Segundo a técnica Ayurveda, conhecimento médico oriental desenvolvido há cerca de 7 mil anos na Índia, deitar-se sobre o lado esquerdo após a refeição tornará a digestão mais rápida e eficaz, além de auxiliar problemas de refluxo.

Pelas premissas da técnica, a eficácia da postura é explicada pela anatomia e fisiologia do nosso corpo. Ao deitar nessa posição após 15 minutos da refeição, o sistema linfático bloqueia-se permitindo que os órgãos do sistema digestivo possam produzir e eliminar as enzimas para neutralizar os ácidos e gorduras sem que ocorra nenhuma pressão sobre o sistema digestivo.

Técnicas – “Dipana” e “Pachana” são importantes terapias ayurvedicas para melhorar o “Agni” (fogo digestivo) e eliminar as toxinas formadas no tubo digestivo. As técnicas são feitas com um uso de uma dieta especial associada a plantas medicinais e rotina diária para melhorar a função digestiva e excretória. O objetivo final é promover um trato gastrointestinal competente para alcançar equilíbrio, saúde e vitalidade.

Para você saber se está errando ou acertando na hora de sono, veja abaixo as principais posições para dormir e as indicações de deixá-las melhores para adotar uma forma mais saudável em seu relaxamento.

Dormir de lado

É considerada a melhor posição para dormir. Dessa maneira a coluna fica mais alinhada, permitindo que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação. Em relação ao travesseiro, o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada. Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco.

Dormir de barriga para cima

Essa não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Contudo, acaba retificando seu corpo, promovendo problemas à coluna. Outra questão é a maior chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem em que se deita nesta posição, pois a língua vai para trás, atrapalhando a respiração. Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é colocar o travesseiro bem baixinho, para evitar uma tensão na musculatura cervical. Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen.

Dormir de bruços

Essa forma é completamente contraindicada! Além de deixar o corpo reto, ainda tem o agravante do pescoço. Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço, causando problemas de cervicalgia, como dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas.