Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dor de garganta? Conheça 6 alimentos indicados para combater essa inflamação
Guia Culinário 22/06/2017

Dor de garganta? Conheça 6 alimentos indicados para combater essa inflamação

Basta chegar o inverno e as temperaturas caírem para começarmos a sentir os efeitos da mudança de clima no corpo, não é mesmo? As dores de garganta, por exemplo, são consequências quase inevitáveis para pessoas que custam a se adaptar aos dias mais frios da época. Por isso, antes da estação atingir o seu ápice, por que não prevenir? Descubra alguns alimentos naturais e que possuem nutrientes poderosos para combater as inflamações na garganta, além de gripes e resfriados, alergias ou, até mesmo, problemas respiratórios tão comuns nesse período do ano.

Sejam os chás quentes de ervas, pastilhas de menta ou folhinhas de gengibre, todos nós buscamos alternativas para aliviar as dores de garganta. Contudo, segundo a nutricionista Carine Rodrigues, existem diversas outras opções naturais, encontradas nos alimentos do dia a dia, que podem evitar e combater as inflamações, como, por exemplo, frutas e legumes ricos em vitaminas e minerais:

“A dor na garganta pode ser causada por uma inflamação devido a presença de algum patógeno, como vírus e bactérias. Alimentos ricos em vitamina A, C, E , e minerais, como o zinco e o selênio, auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, que é responsável por combater a ação de agentes causadores de enfermidades”, analisa a profissional, indicando, abaixo, os melhores alimentos para diminuir a irritabilidade da garganta.

6 alimentos naturais que aliviam a dor de garganta

1 – Couve: Rica em vitaminas A e C, a couve é um dos vegetais verde-escuros mais benéficos para nossa saúde. Possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizante, ajudando no combate das irritações na garganta. Além disso, é fonte de ferro e outras substâncias, que ajudam a prevenir a anemia e a tornar o organismo saudável.

2 – Laranja: As frutas cítricas como a laranja, possuem uma quantidade considerável de vitamina C, antioxidante e anti-inflamatório responsável por fortalecer o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de enfermidades. O limão também pode ser acrescido nesse grupo e contribuir com a melhora da garganta.

3 – Acerola: A fruta tropical possui um tamanho pequeno mas sua grandeza nutricional é extremamente notável. Rica em vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, ferro e fósforo, a fruta ajuda a prevenir os resfriados e gripes, diminuindo as chances de inflamações na garganta.

4 – Goiaba: Saborosa, suculenta e nutritiva são apenas algumas das vantagens dessa fruta cheia de substâncias benéficas. Com forte poder analgésico, a goiaba se torna um alimento perfeito para aliviar as irritações na garganta e na laringe.

5 – Cenoura: O vegetal é rico em vitamina A e C, que ajudam a combater as inflamações e ainda reforçam o sistema imunológico. A cenoura também é fonte de potássio e outras substâncias que ajudam a proporcionar bem-estar. Pode ser consumida crua ou cozinha em saladas e em forma de suco.

6 – Gengibre: A raiz pode até arder um pouquinho na hora do consumo, mas os benefícios contidos nesse alimento valem a pena! Pode ser consumido em sua forma natural, sucos, saladas ou em chá, diminuindo a inflamação na garganta e ainda fortalecendo o sistema imunológico.