Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Domingo de Páscoa: Existe forma mais saudável para consumir o ovo de chocolate?
Guia Culinário 14/04/2017

Domingo de Páscoa: Existe forma mais saudável para consumir o ovo de chocolate?

Domingo de Páscoa é dia de chocolate, muito chocolate! A tradição de trocar ovos vem de muito tempo, sendo praticamente impossível resistir a tentação de beliscar (nem que seja um pedacinho!) essas delícias, não é mesmo? A notícia boa para os “chocólatras de plantão”, já ansiosos por esse momento, é que, com equilíbrio e boas escolhas, é possível saborear a data cuidando da saúde e sem perder o foco na dieta.

A troca de ovos de Páscoa, para os Cristãos, tem como significado o renascimento, a fertilidade e a vida. Os deliciosos chocolates fazem parte integral na cultura alimentar da Semana Santa e são oferecidos no domingo em comemoração à ressurreição de Jesus Cristo. Com avanço da ciência nutricional e estudos direcionados à saúde alimentar, hoje em dia, e cada vez mais, as opções de ovos, tipos, tamanhos e sabores aumentaram consideravelmente o leque de possibilidades e de escolhas saudáveis. Segundo a nutricionista Bianca Pires, os chocolates mais amargos, por exemplo, são sempre as melhores opções para consumo:

“”Há várias receitas saudáveis com chocolate amargo para serem preparadas no Domingo de Páscoa. Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, menos açúcar e leite terá na composição. O cacau é um alimento rico em substâncias antioxidantes, faz bem ao coração e previne o envelhecimento precoce se consumido com moderação, cerca de 25g (uma barra pequena)”, explica a profissional, reiterando:

“Porém, quanto menor a porcentagem de cacau, maior será a quantidade de açúcar e leite, o que torna um alimento sem efeitos benéficos à saúde. O chocolate branco por exemplo não é um chocolate, é feito com a manteiga do cacau, a gordura”, completa a nutricionista destacando uma receita para o Domingo de Páscoa:

Receita Mousse de Chocolate Fitness

– 25g chocolate amargo (70 a 100% cacau)

– 1 colher sopa água quente filtrada

– 1 colher sopa cheia abacate

– 1 colher sopa cheia leite em pó desnatado

– Stevia ou xilitol a gosto

Modo de preparo: derreta o chocolate no microondas (30 seg), misture com água. Acrescente o abacate e o leite em pó. Amasse até ficar homogêneo. Sirva gelado. Use toppings como nozes, amêndoas, castanhas ou nibs de cacau.

Chocolate faz bem e é muito recomendado

Tudo que ingerimos com cautela e equilíbrio tende a trazer benefícios para a nossa saúde. O chocolate amargo (acima de 60% de cacau), por exemplo, é fonte de proteínas, ferro, potássio e magnésio, substâncias essenciais para o bem-estar do nosso corpo. Elas ajudam a melhorar os níveis de colesterol, protegem o coração e controla a glicose.

Outro destaque importante é que, o chocolate é conhecido por favorecer a liberação da serotonina, hormônio do bom humor, prazer e da felicidade. Além disso, seu consumo regular atua diminuindo os níveis de estresse no dia a dia e tornando-os mais leves e saudáveis.

*Bianca Pires (CRN4 12101187) é nutricionista com especialização em nutrição esportiva e estética. A profissional disponibiliza seus contatos para outras informações: Facebook /Instagram / nutricionistabiancapires@gmail.com