Doce de maçã com farofa de farinha de coco e iogurte grego

O prato principal pode ser equilibrado, nutritivo e extremamente saboroso, mas, para os verdadeiros apreciadores de um bom doce, a sobremesa é essencial na refeição. Por isso, para matar essa vontade e ainda tornar essa prática saudável, a nossa sugestão da semana é o doce de maçã com farofa de farinha de coco e iogurte grego, uma iguaria bem simples e que traz muitos benefícios à saúde.

Tudo o que você vai precisar são de 40 minutinhos do seu dia. Assim, você poderá desfrutar dessa receita saudável, rica em fibras alimentares para o organismo. Esse nutriente é responsável por facilitar o trânsito intestinal, prevenir a constipação e ainda proporcionar saciedade, favorecendo o emagrecimento equilibrado e eficaz.

Farofa de farinha de coco: sem glúten e perfeito para pessoas celíacas

Além da quantidade de fibras alimentares, superior inclusive que a farinha de linhaça, por exemplo, a farinha de coco é livre de glúten, sendo indicada para as pessoas que possuem intolerância ou alergia à substância, sendo chamadas de pessoas celíacas.

Outro destaque nutricional encontrado nessa farinha é a grande presença de minerais, como o ferro e selênio, além das vitaminas C e do complexo B, que agem dando mais força e energia ao organismo.

Ingredientes saudáveis para o doce de maçã: veja os benefícios de cada alimento dessa sobremesa

Maçã: A maçã, por ser rica em agentes antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, garantindo uma pele saudável. Ela também é fonte de fibras alimentares solúveis, que previnem a prisão de ventre, limpando e desintoxicando o aparelho digestivo.

Uva passas: Embora seja um caso de amor ou ódio por esse ingrediente, as uvas passas podem ser altamente benéficas para o seu dia a dia. Fonte de frutose e glicose, elas ajudam a fornecer energia para o corpo, deixando-nos mais dispostos e ativos. As uvas passas também são boas fontes de vitamina C, nutriente responsável por fortalecer o sistema imunológico e prevenir gripes e resfriados.

Iogurte grego: Com uma consistência mais cremosa que os demais iogurtes, o grego é perfeito para compor as mais diversas sobremesas. Embora nessa receita ele seja usado apenas para finalizar, o iogurte grego é versátil e pode tornar qualquer receita mais saborosa e nutritiva. Seus benefícios incluem acelerar o metabolismo e favorecer a perda de peso e, como um derivado do leite, fornece bons níveis de cálcio para o corpo, ajudando a tornar os ossos e músculos mais saudáveis.

Damasco seco: A fruta tropical em sua versão seca é nutritiva e traz um sabor todo especial à receita. Fonte de betacaroteno, o antioxidante é eficaz para manter o bronzeado em dia, além de ser benéfico para os olhos, prevenindo a degeneração macular. A fruta também é rica em ferro, mineral fundamental para a prevenção da anemia, ajudando a manter o corpo saudável e equilibrado.

Com tantos benefícios fica difícil resistir à essa receita tão prática e rápida. Faça uma lista com os ingredientes, acompanhe o modo de preparo e experimente a sobremesa de doce de maçã com farofa de farinha de coco e iogurte grego!

Modo de Preparo:

1 - Em uma panela, coloque os pedaços de maçã, as passas, os damascos e o suco de laranja.

2 - Deixe cozinhar até as maçãs ficarem bem macias. Retire as maçãs e reserve.

3 - No processador, processe os itens que sobraram na panela - damascos, passas e suco de laranja.

4 - Acrescente também o óleo de coco, a farinha de coco e as castanhas do Pará, até formar uma farofa.

5 - Em copos, alterne camadas de farofa e pedaços de maçã.

6 - Finalize com uma colherada de iogurte grego.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 48Kcal 21
Carboidrato 48g 16
Proteína 21g 28
Gorduras totais 16g 29
Gorduras saturadas 1,5g 7
Sódio 22mg 1
Colesterol 5mg 2
Fibra alimentar 5g 20
Vitamina A 13mcg 2
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 15mg 33
Cálcio 125mg 13
Ferro 2mg 14

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em fibras, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em proteínas, Sem colesterol, Vitamina C, Sobremesa saudável

Últimas matérias