Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Do In: Conheça a auto-massagem chinesa que faz bem ao corpo e a mente!
Movimente-se 10/10/2016

Do In: Conheça a auto-massagem chinesa que faz bem ao corpo e a mente!

Quando sentimos alguma dor, não importa a parte do corpo, mas, principalmente no caso das dores musculares, instantâneamente tentamos localizar o ponto onde esse sentimento é mais forte para apertarmos. Esse movimento, tão natural da autodefesa humana, tem nome: Do In, uma técnica chinesa de auto-massagem que ajuda a tratar diversos setores do nosso corpo, seja ele físico ou, até mesmo, emocional. Entenda melhor sobre a prática e conheça os seus poderes de recuperação.

O Do In é uma técnica milenar, que visa, além do relaxamento, o alívio de tensões e dores nos músculos e articulações. De acordo com especialista Junior Lanzetta, massoterapeuta, shiatsuterapeuta e acupunturista, a prática é um método curativo, preventivo e de comprovada eficiência nas doenças físicas e emocionais, podendo ser praticada por qualquer pessoa, sem restrições. Ele nos explica melhor sobre o método e seus benefícios. Confira!

Do In e os seus poderes relaxantes e de recuperação muscular

1 – Qual é a principal função do Do In?

“Do-In é uma técnica de auto-massagem de origem oriental que utiliza os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano para desenvolver a saúde física e mental. É nesses meridianos que a energia Yin (negativa) e a Yang (positiva) circulam e o Do-In pretende fazer com que isso aconteça de forma equilibrada. A massagem nos pontos corretos melhora a distribuição dessa energia. Portanto sua principal função (objetivo) irá depender do diagnóstico e necessidade do paciente.”

2 – Como essa técnica atua em nosso corpo?

“Através da manipulação dos diversos pontos espalhados pelo corpo, é possível equilibrar o fluxo de energia nos meridianos e causar um efeito nos órgãos internos, conduzindo o indivíduo a um estado de equilíbrio energético, tratando os mais variados distúrbios, que vão da dor de cabeça à frigidez, até a desenvolver o equilíbrio emocional, a auto-estima e o autoconhecimento.”

3 – O Do In é indicado para qualquer pessoa?

“Sim. No geral essa técnica não apresenta contra-indicações. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas será temporário, pois indica somente que o processo de melhora está em andamento.”

4 – Onde podemos aprender a fazer o Do In? Existe algum curso específico?

“Existem diversos cursos livres e de especialização disponíveis. O ideal é optar pelo que oferece uma formação completa baseada no fundamentos da medicina tradicional chinesa e estudo dos meridianos.”

5 – Quais os benefícios que a auto-massagem pode trazer para o nosso corpo e para a nossa mente?

“A auto-massagem traz os mais diversos benefícios e pode auxiliar na manutenção da saúde, no alívio de dores, no relaxamento muscular e no tratamento de algumas enfermidades como sinusite, rinite, dores de cabeça, alergias, entre outras. Além disso, auxilia nos mais diversos problemas emocionais, como insônia, ansiedade e estresse, por exemplo. Não há necessidade de ter uma doença ou um desequilíbrio para realizar o Do-In, já que ele ajuda a manter a saúde física e emocional e preservar o organismo.”

* Essas e outras questões o massoterapeuta Junior Lanzetta responde em sua página no Facebook e no instagram: @massoterapiatijuca