Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições
Guia Culinário 26/09/2018

Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições

Fonte de nutrientes importantes – como ômega 3 e fibras – e rica em antioxidantes, a chia é considerada um superalimento que não pode faltar no cardápio de quem quer seguir uma dieta saudável. Dentre as suas vantagens para o organismo está a melhora na digestão, a prevenção da diabetes e a redução do risco de doenças cardiovasculares, além do fato de impedir o envelhecimento das células por combater os radicais livres.

Versátil, a semente pode ser usada nos mais diferentes tipos de pratos – dos doces aos salgados. Então, para garantir todos os benefícios que vêm junto com ela, que tal descobrir algumas opções para adicioná-la em qualquer refeição do dia?

Café da manhã: chia é ótima para a primeira refeição do dia por melhorar a digestão

Para garantir a energia necessária para o dia que se inicia, é preciso pensar em alimentos bem nutritivos para o café da manhã. Por isso, a semente de chia aparece como uma boa opção: rica em fibras, ela garante uma melhor digestão e ainda aumenta a sensação de saciedade, ajudando a evitar excessos nas demais refeições. Além disso, ainda tem mais proteína que muitos grãos, – lembrando que a substância é indispensável para que o organismo ganhe mais energia.

Como usar?

Você pode adicionar semente a chia no iogurte, que, assim como o grão, também é ótimo para o café da manhã por ser fonte de proteínas e dar mais energia para o corpo. Outra opção é usá-la para completar o sabor – e garantir ainda mais nutrientes – nos sucos e vitaminas, ou acrescentá-la à mistura de ovos para fazer um omelete.

Lanche: fibras presentes na semente aumentam a sensação de saciedade

O lanche da tarde é muito importante para quem deseja se alimentar de forma mais regrada, sem exageros, por ajudar a equilibrar a fome no período entre o almoço e o jantar. Quando ele conta com alimentos ricos em fibras, como é o caso da chia, essa função ganha ainda mais força – já que esse nutriente ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Como usar?

Você pode comer a chia em sua versão in natura; moer suas sementes e misturar com leite para preparar um mingau; acrescentar no preparo da massa de bolo; e, assim como no café da manhã, adicionar em sucos ou vitaminas. Outra dica é colocá-la com a tapioca na frigideira para que a massa e o grão se unam.

Almoço/Jantar: chia é um ótimo acompanhamento para carnes

Engana-se quem pensa que só dá para apostar na chia para preparar o café da manhã ou lanches: a semente também pode ser usada para completar os nutrientes da comida do almoço ou do jantar. Por melhorar a digestão, inclusive, ele é um ótimo acompanhamento para carnes.

Como usar?

A semente de chia pode ser usada para adicionar um sabor extra nos molhos para carnes; durante o preparo da panqueca para que a massa fique diferente e mais nutritiva; e para temperar saladas (em sua forma natural, salpicando-a por cima dos vegetais, ou como óleo).