Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta sem glúten: Entenda como aderi-la em sua alimentação
Guia Culinário 07/10/2015

Dieta sem glúten: Entenda como aderi-la em sua alimentação

Comer alimentos sem glúten tem se tornado cada dia mais popular. Principalmente às pessoas intolerantes à substância – denominadas celíacas – essa restrição alimentar é fundamental para manter o organismo protegido e longe de alergias e doenças. Contudo, atenção, qualquer mudança de dieta necessita de conscientização e uma orientação profissional específica: aos que utilizam esses produtos apenas para a perda de peso, por exemplo, a falta dessa proteína vegetal pode gerar efeitos contrários ao emagrecimento desejado, ou seja, o aumento de peso.

Em linhas gerais, o glúten é uma proteína de baixo valor biológico, muito encontrado em alimentos como aveia, centeio, cevada e trigo. A substância passou a ser retirada das dietas de perda de peso e emagrecimento – entenda as diferenças -, por se acumular nas paredes do intestino, que resultam em inflamações nas células do organismo e, consequentemente, o aumento da massa corporal.

“A presença do glúten pode desencadear uma reação imunológica que danifica as estruturas do intestino delgado responsáveis pela absorção de nutrientes. Com essas estruturas comprometidas, não há absorção de nutrientes, que são rejeitados pelo organismo e leva a deficiências nutricionais importantes”, afirma a nutricionista Giovana Morbi.

Existem também casos onde a eliminação do glúten resulta em uma melhora significativa de problemas de pele, acne, além de distúrbios como a insônia e até enxaqueca. “Essas pessoas não têm o intestino comprometido como na doença celíaca, mas alegam veementemente que a vida mudou após uma dieta livre de glúten. Estes casos recebem o nome de ‘sensibilidade ao glúten não-celíaca’, revela a especialista, alertando, contudo, a importância de seguir um plano alimentar acompanhado por um profissional da área:

“Tudo começa assim: Se minha amiga emagreceu muito tirando o glúten da dieta, então vou tirar também!. Retirar o glúten da dieta por conta própria pode ser complicado, inconveniente e acaba saindo caro, por isso muitas pessoas não conseguem seguir uma dieta assim por longos períodos”, esclarece Giovana.

Portanto, quando se fala em dieta sem glúten, não significa só trocar os alimentos. Invista em uma alimentação mais saudável, assim você diminui o consumo de alimentos processados e começa naturalmente a reduzir a ingestão da proteína. Para iniciar uma alimentação livre de glúten segura, siga as seguintes dicas, apontadas por Giovana Morbi:

Recomendações para seguir uma dieta sem glúten

Consulte um profissional: se você suspeita que tenha alguma sensibilidade ao glúten, deve consultar um especialista. O profissional vai saber quais exames fazer para determinar o que você tem. Às vezes, ele poderá sugerir uma redução da ingestão de glúten, mas não eliminar todas as fontes de grãos completamente. “O nutricionista também pode criar planos alimentares com períodos determinados para ver quanto tempo você deve ficar sem esse componente na dieta”, acrescenta Giovana.

Opte pelos alimentos integrais: Se uma dieta livre de glúten é recomendada para você, dê preferência aos alimentos integrais, que são naturalmente sem glúten, como os feijões, sementes, nozes em sua forma natural, ovos frescos, carnes frescas, etc.

Fique de olho nas calorias: Mesmo escolhendo produtos livres de gordura sem glúten, fique atento à quantidade de calorias: “Por causa da ausência de fibras você come mais e consome o dobro de calorias, é ganho de peso na certa”, alerta a especialista.

Garanta fibras na dieta: Adicione grãos sem glúten à sua dieta para garantir sua quantidade diária de fibras, como quinoa, linhaça, amaranto etc.

Tome um multivitamínico: Como as dietas sem glúten podem apresentar menos nutrientes, tome um multivitamínico para compensar o que pode faltar.