Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dieta das sementes: Emagreça de forma saudável com os benefícios desses grãos
Guia Culinário 22/06/2016

Dieta das sementes: Emagreça de forma saudável com os benefícios desses grãos

Você já ouviu falar na dieta das sementes? O poder nutricional desses alimentos sempre foi muito bem quisto em nossa alimentação, no entanto, cada vez mais, eles são utilizados para questões de emagrecimento e perda de peso saudável e nutritiva! Saiba mais!

Nem todo regime ou dieta se resume apenas a uma rígida restrição alimentar. O ideal é sempre manter o equilibrio entre sabores e nutrientes na hora de serem ingeridos. Sementes como linhaça, quinua, chia e amaranto, por exemplo, fazem exatamente esse papel, deixando o organismo apto a absorver de forma correta suas grandezas nutricionais. Ricas em substâncias fundamentais para o corpo, elas são associadas à boa saúde e a tão desejada perda de peso. A nutricionista Luciana Fiorese explica como deve ser introduzida a dieta da sementer em nossa vida:

“Para que façam efeitos positivos no organismo, o ideal é acrescentá-los diariamente nas refeições. A quantidade vai depender de indivíduo para indivíduo, mas, em média, uma colher de sopa por dia. Adicionar nas saladas, vitaminas de frutas, salteadas nas refeições e através do consumo de alimentos que venham adicionados aos grãos de sua preferência”, indica a profissional.

Conheça mais sobre os principais ingredientes para a dieta das sementes

As sementes são opções grandiosas que podem ser encontradas com bom preço e acrescidas facilmente no dia a dia. Elas nos proporcionam saciedade, aceleram nosso metabolismo, queimam gorduras, aliviam o estresse e a ansiedade, e, por isso, são ligadas à perda de peso e a alimentação saudável. Além disso, beneficiam o organismo em outros aspectos, como explica a Dra. Luciana:

“Elas auxiliam na diminuição do colesterol, de inflamação como celulite, regulam o trânsito intestinal e aumentam a massa magra. São indicados para quem tem sobrepeso, obesidade, prisão de ventre, ou simplesmente para quem quer melhorar a alimentação”. Veja, abaixo, os benefícios dos principais ingredientes para a dieta das sementes:

Linhaça: A semente é uma aliada à saúde do coração e do intestino, também ajuda no tratamento e na prevenção do diabetes e faz parte da lista de alimentos funcionais para quem deseja emagrecer, pois proporciona saciedade. Rica em diversos nutrientes como ômega 3, fibras, fósforo, cálcio, ferro e magnésio, que trabalham para o bem estar do nosso corpo de uma forma geral.

Chia: Assim como a semente de linhaça, a chia é rica em fibras solúveis, que auxiliam no trânsito intestinal e proporcionam saciedade, beneficiando as pessoas que querem emagracer. A semente é responsável por nutrir o nosso organismo, combater os radicais livres, diminuir a gordura corporal e ajudar a reduzir o colesterol. Além disso, tem ação anti-inflamatória e doses considerávelmente altas de ômega 3.

Quinua: Uma das sementes mais completas e considerada o melhor alimento de origem vegetal, a quinua é rica em zinco, magnésio, ferro, cálcio e potássio, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, beneficiando a saúde do nosso sistema imunológico, nos deixando livres da ação dos radicais livres e retardando o envelhecimento precoce das células.

Amaranto: Rico em proteínas e nutrientes, a semente de amaranto é associada a prevenção do câncer, já que possui propriedades anticancerígenas. Além disso, é uma aliada ao controle do colesterol, da pressão arterial, ajuda no ganho de massa muscular e na perda de peso. O alimento ainda possui mais cálcio do que a maiorias dos outros cereais.

Hidratar também é preciso!

Beber água, sucos é ideal durante toda a sua vida, o nosso corpo precisa estar hidratado para regular as funções do organismo, manter a pele e cabelos saudáveis, além de promover um melhor resultado para quem deseja emagrecer, como explica a Dra. Luciana:

“Lembrando sempre de hidratar o organismo para não ocorrer o risco do efeito contrário ao esperado. Fibras precisam de água, líquidos como sucos e água de coco, evitando com isso a constipação.” finaliza a profissional.