Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia Mundial de Combate à Osteoporose: Saiba como podemos prevenir essa doença
Guia Culinário 20/10/2017

Dia Mundial de Combate à Osteoporose: Saiba como podemos prevenir essa doença

Manter os ossos fortes e saudáveis sem sentir o peso natural da idade é o sonho de quem busca envelhecer de forma plena e longe das dores no corpo. Por isso, a prevenção à osteoporose é tão importante ao longo da vida. Saiba mais sobre os fatores que levam à doença, como podemos identifica-la, e, claro, as melhores formas para combater esse problema.

Celebrado no dia 20 de outubro, o Dia Mundial de Combate a Osteoporose é dedicado à prevenção de uma das doenças que mais atingem pessoas no país (cerca de 10 milhões de brasileiros). Segundo a nutricionista Sheila Basso, a osteoporose é um distúrbio caracterizado pela diminuição da densidade óssea, causando fragilidade esquelética e aumentando o risco de fraturas:

“A prevenção da osteoporose visa à redução de fraturas. Assim, faz-se necessário o conhecimento dos fatores de risco da doença, como idade avançada (em consequência da maior perda óssea), sexo (mulheres são mais suscetíveis que homens). Outros fatores também podem contribuir para a redução da massa óssea, como hábitos nutricionais, sedentarismo e tabagismo e outras drogas”, explica a profissional.

Como tratar a osteoporose? Comece com um check up total

Inicialmente, é importante ter um diagnóstico detalhado feito por um profissional. Se as dores são constantes e a intensidade aumenta gradativamente, procure logo o seu médico e faça exames regulares, podendo, assim, prevenir a total fragilidade dos ossos.

Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), a osteoporose é uma doença silenciosa e acontece porque o organismo passa a perder cálcio mais facilmente. Por isso, é de suma importância que esse grupo de pessoas façam um check up anual e mantenha hábitos saudáveis, a fim de prevenir o desenvolvimento da doença.

Geralmente, o tratamento é feito a base de medicamentos que ajudam nessa reposição de cálcio e no alívio das dores, uma alimentação rica no mineral (leites e derivados, espinafre, tofu, brócolis, castanhas e feijão, por exemplo) e exercícios físicos regulares, para fortalecer os ossos e os músculos do corpo.

Prevenção e controle da osteoporose: hábitos saudáveis fortalecem os ossos

– Alimentação saudável: Segundo Sheila Basso, o primeiro passo é a dieta alimentar, já que a nossa maior ingestão de cálcio se dá através dos alimentos. “A prevenção da diminuição da massa óssea pode ser realizada em qualquer idade, sendo mais eficaz na infância e na juventude”, analisa.

A recomendação de ingestão de cálcio é de 1.200mg por dia para adultos saudáveis e, para as mulheres que estão no período pós-menopausa a ingestão deve ser de 1.500mg ao dia. Para alcançar essa recomendação, o consumo de alimentos ricos em cálcio deve ser diário, bem como os leites e derivados, que devemos também optar pelas versões menos gordurosas, desnatado ou semidesnatado. A nutricionista destaca outros alimentos ricos no mineral:

“As fontes alimentares de cálcio são as hortaliças de folhas verdes escuras, como couve, folhas de mostarda e brócolis; as sardinhas, salmão, moluscos e ostras. A soja também contém grandes quantidades de cálcio”, indica.

– Exposição solar: Sabe aqueles 15 minutinhos no sol que são indicados para aumentar os níveis de vitamina D no organismo? Também pode beneficiar no tratamento e na prevenção da osteoporose. Isso acontece porque a substância aumenta a absorção de cálcio no nosso corpo, fazendo a biodisponibilidade entre os nutrientes.

A exposição solar deve acontecer antes do sol das 10h ou após às 16h, quando os raios ultravioletas não se tornam prejudiciais à pele. Além disso, essa exposição deve acontecer sem o uso de protetor solar, para o corpo absorver a vitamina D.

– Exercícios físicos regulares: Sheila Basso destaca que pessoas fisicamente ativas possuem uma maior massa óssea, se comparada aos sedentários, logo, as atividades físicas podem ajudar a prevenir essa perda causada pela osteoporose.

“A contração muscular e a ação da gravidade são as duas primeiras forças aplicadas no osso, ou seja, o exercício transmite carga ao esqueleto mediante o impacto direto. O efeito do exercício sobre o tecido ósseo é dependente da intensidade, tipo, frequência e duração da atividade física”, destaca a nutricionista.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

* Outras informações sobre o tratamento da osteoporose e sobre o Dia Mundial de Combate a doença podem ser conferidos no site da Fundação Internacional de Osteoporose: https://www.iofbonehealth.org/

Produtos relacionados