Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do trabalho: Veja os nutrientes essenciais para melhorar a sua produtividade
Guia Culinário 29/04/2016

Dia do trabalho: Veja os nutrientes essenciais para melhorar a sua produtividade

Se “o trabalho enobrece o homem”, uma boa alimentação ajuda, e muito, ao homem trabalhar. Apesar de ser muitas vezes difícil manter uma rotina alimentar regrada, saudável e regular, o que comemos diariamente reflete bastante em nossa produtividade, principalmente em relação à concentração e energia para manter o pique dessas jornadas. Não acredita? Então veja como alguns nutrientes são indispensáveis e podem influenciar positivamente em sua carreira!

A alimentação tem uma forte influência nas funções cerebrais, consequentemente na nossa concentração, sendo possível melhorar a nossa capacidade intelectual e até refrescar a memória através de alguns nutrientes presentes nos alimentos. A vitamina E, por exemplo, está diretamente ligada às questões neurológicas, proporcionando maior agilidade de pensamento e atenção. A nutricionista Paola Lisbôa destaca outros elementos importantes para as funções cognitivas:

“O zinco atua diretamente na memória e concentração, além da vitamina B6 que é uma das essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central ajudando o cérebro na produção de neurônios. O selênio também é um mineral que tem grande impacto na função cerebral.” destaca a profissional.

Veja onde encontrar esses nutrientes para melhorar a sua concentração:

Vitamina E: Tem forte ação antioxidante e previne doenças cardiovasculares. É possível encontrá-la em cereais integrais (possui muitas fibras), óleos vegetais e sementes, como por exemplo, o óleo de girassol, nas amêndoas, avelãs ou castanha-do-pará.

Zinco: O mineral é fundamental para que o nosso corpo funcione de maneira eficiente. Protege contra algumas doenças e ajuda a combater outras. Alimentos como ostras, feijão, leite, grão de bico, semente de linhaça, amendoim e frango são ricos em zinco e são boas fontes de obtê-lo.

Vitamina B6: Também tem uma grande importância na criação de anticorpos e no funcionamento do sistema imunológico. Encontramos o mineral em alimentos de origem vegetal ou animal, como o camarão, salmão, banana, batata, abacate, nozes, avelãs e castanhas. “Alimentos como vegetais verdes, milho e grãos integrais são boas fontes”, ressalta a profissional.

Selênio: Além de trazer benefícios para a saúde cerebral, o selênio aumenta a resistência do sistema imunológico e é antioxidante. É possível encontrá-lo em alimentos como a castanha-do-pará, frango (cozido), farinha de trigo, leite em pó, feijão e repolho.

Produtos relacionados