Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia da pizza: Confira 10 receitas saudáveis e funcionais para comer sem medo
Guia Culinário 10/07/2017

Dia da pizza: Confira 10 receitas saudáveis e funcionais para comer sem medo

10 de julho, hoje é o dia da pizza! E, claro, uma das iguarias mais consumidas, aclamadas e saboreadas no mundo, merece atenção especial em nossas vidas. Para quem segue dietas à risca, mas não abre mão de comer bem, existem versões fitness, mais saudáveis e funcionais, que podem fazer parte tranquilamente da alimentação, sendo benéficas e nutritivas para o corpo. Não acredita? Então veja alguns bons exemplos de receitas que separamos para você degustar sem medo ou peso na consciência.

Muda aqui, troca ali, substitui ingredientes e…“voilà” (aqui está)! Com algumas pequenas adaptações, é possível mantermos as pizzas em nosso dia a dia. Optando por produtos integrais, molhos orgânicos e naturais, com menos caloria e gordura, essas iguarias tornam-se opções práticas, versáteis e extremamente saborosas, tanto para refeições principais, como para pequenos lanches à tarde. A nutricionista Carine Rodrigues separou algumas opções nutritivas para essa data especial. Confira!

10 receitas saudáveis para comemorar o dia da pizza

1 – Pizza de farinha integral: Trocar a farinha branca pela farinha integral é uma escolha saudável e nutritiva, melhorando o funcionamento do organismo: “A farinha integral é fonte de fibras, que aumentam a saciedade e melhoram o trânsito intestinal, além de possuir vitaminas B1 e B6, e minerais como fósforo e magnésio”, explica a nutricionista.

Dica: Invista em queijos, molho de tomate caseiro e folhas para essa versão.

2 -Pizza de farinha de aveia: Assim como a farinha integral, a farinha de aveia se torna uma alternativa rica em nutrientes. Essa pizza é uma versão saborosa e versátil, combinando com os mais variados ingredientes: “A farinha de aveia é rica em fibras, principalmente solúveis, que diminuem a absorção de colesterol”, analisa Carine.

Dica: Abuse da criatividade para o recheio, misture queijos, vegetais, folhas e nas ervas que trazem um sabor ímpar ao prato.

3 – Pizza de farinha de arroz integral: Livre de glúten, essa versão é uma ótima alternativa para os intolerantes à substância, além de ser rica em nutrientes que ajudam a regular o organismo: “É fonte de fibras e vitaminas do complexo B, assim como a farinha de trigo integral”, indica a profissional.

Dica: Os tradicionais recheios para as pizzas de calabresa, portuguesa, tomate seco e frango com requeijão, por exemplo, caem super bem com a massa de farinha de arroz integral.

4 – Pizza de clara de ovo: Para quem prefere uma versão leve para comemorar o dia da pizza, a massa de clara de ovo é uma opção certa, além de ser fonte de proteínas e outros nutrientes e ter baixa ingestão de gordura.

Dica: Combine a receita com um recheio de frango com cogumelos ou espinafre e se surpreenda com o sabor.

5 – Pizza de couve-flor: Saborosa, livre de glúten e saudável, a massa de couve-flor surpreende à todos! “A couve-flor é uma hortaliça rica em cálcio, fósforo, fonte de folato e vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, sendo uma boa opção para compor a massa da pizza”, completa a nutricionista

Dica: Experimente acrescentar um molho de tomate fresco, queijo, cebola, azeitonas e tomate e se delicie com essa iguaria.

6 – Pizza de tapioca: Praticidade, nutrientes e sabor são apenas algumas das características que podemos encontrar nessa versão funcional. De forma bem simples, no lugar da massa, aparece a tapioca, que fica pronta em menos de 5 minutos. Depois disso, é só se divertir com a infinidade de recheios possíveis.

Dica: Para a massa de tapioca, também é possível investir em alguns sabores doces, como banana com canela, que tal?

7 – Pizza de brócolis: Assim como a pizza de couve flor, a massa de brócolis é uma boa alternativa para não deixar passar em branco o dia da pizza. Segundo Carine Rodrigues, é uma opção saudável e muito nutritiva: “O brócolis é uma hortaliça fonte de fibras e vitamina C”, completa a profissional.

Dica: Para rechear, utilize queijo, ervas finas, ovo cozido, manjericão, milho, peito de peru e frango.

8 – Pizza de pão sírio: Sinônimo de praticidade, o pão sírio é uma opção saudável e saborosa para desfrutar dessa tradicional iguaria. A versão integral desse alimento é rico em fibras alimentares, ajudando a proporcionar saciedade durante a refeição.

Dica: Inclua queijo, tomate, cebola e pimentão picados finamente e atum.

Mini pizzas são opções para lanches rápidos

9 – Pizza de berinjela: Escolha uma berinjela grande e selecione os melhores ingredientes para compor o seu lanche. “A berinjela é uma hortaliça rica em vitaminas do complexo B como, B1, B2, e B5, que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central”, explica Carine.

Dica: Acrescente molho de tomate, queijo e algumas ervas finas e leve ao forno.

10 – Pizza de abobrinha: Assim como a berinjela, a abobrinha pode se tornar uma deliciosa pizza saudável e prática de fazer. “A abobrinha é fonte de niacina, a vitamina B5, que participa do processo de digestão e absorção de carboidratos, gorduras e proteínas”, completa a nutricionista.

Dica: Para compor a receita, você pode incluir queijos, atum ou sardinha, o que for de sua preferência.