Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dezembro Laranja: 10 alimentos que podem prevenir o câncer de pele
Guia Culinário 08/12/2017

Dezembro Laranja: 10 alimentos que podem prevenir o câncer de pele

Ao longo de todo o ano os meses ganham cores especiais para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde. Campanhas como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), colorem e unem o mundo inteiro em uma só causa. E em dezembro não poderia ser diferente. Dedicado ao câncer de pele, o mês ganha a tonalidade laranja para mostrar como combater essa doença de forma natural e saudável.

Em 2017, com o slogan “Se exponha, mas não se queime”, a campanha Dezembro Laranja tem como objetivo conscientizar a população quanto a exposição da pele ao sol, sendo um dos maiores causadores do câncer. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, e a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a mensagem é um alerta para os casos da doença que vêm aumentando no decorrer dos anos:

“O dezembro laranja tem o objetivo de conscientizar a população sobre o alto índice de casos diagnosticados deste tipo da doença no país. Além do evento, ações nas redes sociais levarão informações do câncer de pele principalmente para as pessoas que ficam expostas ao sol grande parte do dia. A ideia é que aprendam a se proteger, usando chapéus de abas largas, roupas que cubram boa parte do corpo e protetor solar fator 15, por exemplo“, divulgou as entidades.

Os alimentos também podem ajudar a evitar o câncer de pele

Segundo a dermatologista Gabriella Correa, todo o processo de conscientização e cuidados com câncer de pele é extremamente importante, principalmente, se aliado com uma alimentação mais equilibrada:

“Uma dieta balanceada pode garantir uma pele mais saudável. A redução de radicais livres leva diminuição do envelhecimento precoce. E alimentos ricos em vitamina C, como acerola, laranja e caju, têm efeitos positivos para a pele, por ajudar na imunidade e diminuir a colonização de micro-organismos danosos ao organismo”, completa a profissional. Veja, abaixo, 10 alimentos que ajudam a combater o câncer de pele:

1 – Abacate: Rico em ômega 3, essa fruta pode ser benéfica para a pele tanto na alimentação como em forma de creme. Isso porque suas propriedades deixam a pele mais flexível, hidratada e ainda pode aumentar a proteção contra os raios UV.

2 – Aveia: Fonte de vitamina B3, a niacina, a aveia se torna uma potente aliada da saúde da pele, atuando na prevenção da doença. Esse nutriente também ajuda a manter hidratação da pele, deixando-a lisinha e livre de acne.

3 – Brócolis: Rico em betacaroteno, zinco e vitaminas A e C, esse vegetal verde escuro impede o ressecamento da pele e também previne o aparecimento de rugas. Além disso, suas propriedades antioxidantes impedem o desenvolvimento das células cancerígenas.

4 – Cenoura: Um dos alimentos mais indicados para ter uma pele saudável é a cenoura. O vegetal possui altos níveis de vitamina A, que beneficia um bronzeamento equilibrado, sem agredir a pele, além de deixar a pele jovem por mais tempo.

5 – Couve: Rica em fitoquímicos antioxidantes, a couve possui propriedades anticancerígenas, impedindo o desenvolvimento dos tumores e garantindo que a pele permaneça saudável.

6 – Frutas vermelhas: Morango, amora, mirtilo, framboesa e outras berries são responsáveis pela potente ação antioxidante, impedindo as ações dos radicais livres no organismo que podem agredir e prejudicar a saúde da pele.

7 – Linhaça: Seja em forma de semente ou óleo, a linhaça é um poderoso aliado da pele, deixando-a suave e prevenindo ressecamento. Isso acontece porque esse alimento é rico em lignina, um nutriente com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer.

8 – Maçã: Fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), flavonoides e polifenois, a fruta retarda o desenvolvimento desse tipo de câncer, favorecendo a saúde da pele e impedindo a oxidação das células.

9 – Oleaginosas: Para Gabriella Correa, a inclusão de frutas oleaginosas (castanha, nozes, etc) na dieta auxilia no brilho da pele: “Elas contêm vitamina E que é muito importante na hidratação e na fotoproteção cutâneas”, completa a dermatologista.

10- Tomate: Por ser rico em agentes antioxidantes, principalmente o licopeno, esse fruto se torna importante para prevenir o envelhecimento da pele, diminuindo o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

* Outras informações sobre a campanha e cuidados com a pele podem ser consultadas no site do INCA ou da Sociedade Brasileira de Dermatologia.