Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Descubra 8 alimentos alcalinos que te ajudarão a equilibrar o pH do seu sangue!
Guia Culinário 15/06/2016

Descubra 8 alimentos alcalinos que te ajudarão a equilibrar o pH do seu sangue!

Alimentos alcalinos. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar deles, com certeza, o seu corpo já sentiu os benefícios desse poderoso grupo alimentar! Capazes de equilibrar os níveis de pH do sangue, eles diminuem a acidez corporal, deixando o organismo sempre em ótimo estado funcional. Confira os melhores opções de alimentos alcalinos, suas características e as vantagens que eles trazem à saúde!

De uma maneira figurada, consumir alimentos alcalinizantes evita que o nosso corpo se transforme em um ímã de doenças, prevenindo a ação de fungos e bactérias no organismo: “O organismo trabalha menos quando está alcalino e a ingestão desses alimentos, ajudam a manter a faixa de pH adequada, evitando assim doenças ou até mesmo ajudando na cura delas”, destacou a nutricionista Paola Lisboa, analisando o nível adequado do pH sanguíneo: “O pH do sangue varia de 0 a 14. De 0 a 6 é considerado ácido e de 8 a 14 básico. 7 é alcalino, que é a faixa ideal que nosso organismo deve estar”, explica a profissional.

Veja as melhores fontes alcalinizantes para sua alimentação!

Limão reduz a acidez estomacal

A fruta, apesar de ácida, é essencial para aumentar o pH do estômago (isto é, reduzir sua acidez) e alcalinizar o sangue. Rica em vitamina C, o limão ainda reforça a imunidade, combatendo gripes e resfriados e aliviando inflamações nas vias respiratórias.

Couve é antioxidante

Extremamente nutritiva, a couve é fonte de vitaminas e minerais para o organismo. Possui uma baixa quantidade de sódio, tem função antioxidante, protegendo-nos da ação dos radicais livres.

Couve-flor é fonte de vitaminas

Uma aliada na manutenção dos ossos, a couve-flor é uma boa pedida quando o assunto é valor nutricional. É rica em vitaminas do complexo B, C e K, além da presença dos minerais: cálcio, magnésio, potássio e fósforo. O alimento pode ser muito benéfica para auxiliar na indigestão, no combate ao diabetes, obesidade e hipertensão.

Chá dente-de-leão é rico em minerais

Com uma variedade de propriedades, a planta dente de leão pode trazer mais benefícios para o organismo do que você imagina. Além de alcalinizar o sangue, o chá é rico em vitaminas A, B6 e C e contém minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, como cálcio, potássio e ferro.

Brotos de alfafa combatem a obesidade

Da mesma família do feijão, o alimento é bem conhecido por auxiliar no combate a obesidade, além disso, suas propriedades são fundamentais para regular o intestino e auxiliar na digestão. O broto é fonte de ácido fólico, magnésio, cálcio, potássio, zinco, selênio, ferro e vitaminas B, C, D, E, e K.

Alho ajuda no controle da pressão arterial

Um dos temperos mais utilizados, o alho é um alimento saudável e muito rico em nutrientes essenciais para o organismo. Boa fonte e vitaminas C e B6, o alho ajuda a reduzir a propensão de câncer de pele e de próstata, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda ajuda no controle da pressão arterial.

Cebola alivia problemas respiratórios

Rica em quercetina, uma flavonoide importante para o bem-estar do nosso corpo, o alimento tem propriedades anti-inflamatórias, antianêmicas e antiasmáticas, além de ajudar a combater o colesterol e aliviar problemas respiratórios.

Agrião traz benefícios à saúde cerebral

Um dos mais antigos vegetais consumidos, o agrião é rico em antioxidantes como a vitamina A e C, além da clorofila que atua diretamente no nosso sistema imunológico. Faz parte do grupo das “folhas verdes escuras” que trazem desde benefícios a saúde cerebral à saúde da pele.

Algas marinhas também são alimentos alcalinos

Consideradas um “presente do mar” para os nossos pratos, as algas, como chlorella e spirulina, por exemplo, também são ótimas fontes de vitamina A, B e C e ricas em sais minerais, como o iodo, que é essencial para o funcionamento da tireoide e ajuda a combater a anemia.

Estudos comprovaram que as algas ajudam na prevenção da leucemia, hipertensão e auxilia as funções naturais do sistema digestivo, além de complementarem uma alimentação saudável e serem consideradas um “superalimento” por possuírem um teor proteico alto e uma elevada quantidade de clorofila.