Descubra 5 alimentos que ajudarão a manter a sua pele bonita!

Sabia que manter uma pele bonita e saudável também é reflexo de uma boa alimentação? Alguns importantes nutrientes encontrados nos alimentos são tão ou até mais benéficos para o corpo do que diversos cremes e cosméticos, tidos como "milagrosos" por suas propagandas. Por isso, um cardápio equilibrado, rico em fibras e variado regularmente nas dietas, deixará seu corpo com aspecto jovial, refletindo diretamente na qualidade de sua vida!

Dentre os nutrientes que combatem o envelhicimento precoce da pele, os antioxidantes, por exemplo, como o betacaroteno, muito encontrado em frutas e legumes, conseguem defender o organismo dos radicais livres, substâncias que, entre os muitos efeitos, causam os problemas cutâneos. "A formação desses radicais livres não pode ser evitada, e sim minimizada. Por isso, a alimentação tem papel importante para diminuir os seus efeitos", explica a nutricionista e farmacêutica Andrea Forlenza.

Os fatores que podem levar aos danos cutâneos são muitos, desde poluição e os raios UV, até hábitos ruins, como o tabagismo. Por isso, investir nesses nutrientes é de demasiada importância. Além da alimentação, uma ação que deve ser adotada é a boa hidratação do corpo. Além de ajudar o organismo a ficar saudável, beber água ajuda a pele a se manter sadia e bonita.

Conheça os melhores alimentos para sua pele!

Cenoura: Esse vegetal, assim como outras frutas e legumes de cor alaranjadas, são fontes de betacaroteno, um precursor da vitamina A, que, além de ter a sua ação antioxidante, controla a oleosidade e garante a integridade da pele. O consumo desse alimento ainda pode ajudar a modular os genes de formação da queratina e do colágeno.

Aveia: Esse cereal também tem ação antioxidante e se torna um aliado ainda maior para pele por ser fonte de silício, um sal mineral que atua na formação do colágeno, que combate os radicais livres e otimiza a hidratação da pele.

Sardinha: Esse peixe é uma ótima fonte de ômega-3, um ácido graxo que atua como anti-inflamatório e que também participa da formação da membrana celular da epiderme – garantindo assim uma pele mais saudável e hidratada.

Frutas cítricas: Frutas como o limão e a laranja são extremamente ricas em vitamina C. Esta vitamina, além de ser antioxidante, combatendo os radicais livres, é importante para a produção do colágeno.

Gengibre: Outra fonte de antioxidantes é o gengibre, que fornece também vitaminas B3, B6 e C, ajudando na manutenção e formação do colágeno. Os minerais presentes – magnésio, selênio e zinco – também ajudam a manter a pele bonita por causa da ação anti-inflamatória.

Ver mais: Alimentação saudável, Vitamina C, Vitamina A

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