Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Descobrimento do Brasil: conheça 10 poderosas frutas nativas do país
Guia Culinário 22/04/2016

Descobrimento do Brasil: conheça 10 poderosas frutas nativas do país

Maçã, laranja e até jaca…você sabia que essas frutas tão clássicas da nossa rotina não são brasileiras? Mas nós também temos verdadeiras joias nacionais e, nesse dia em que é comemorado o descobrimento do Brasil, resolvemos falar de 10 delas. Com clima tropical e dividido em 5 regiões, nosso país produz frutas de sabores bem diferentes e, o melhor, cheias de propriedades medicinais.

“É muito bom saber que uma fruta ajuda a regular a pressão, a outra ajuda na saúde da sua pele, cabelos e unhas, enquanto outros preservam suas células contra mutações. Isso realmente é fantástico! O remédio está na natureza. O melhor ainda é consumir espécies nativas que crescem facilmente no nosso solo sem precisar de agrotóxicos que fazem mal à saúde”, diz a nutricionista Érica Moreira, que separou dez opções nacionais para levar direto para a sua cesta de frutas.

Confira as 10 frutas nativas do Brasil mais recomendadas pela nutricionista

GOIABA: Rica em vitamina C, ajuda na imunidade, no antienvelhecimento celular e na cicatrização. Só com uma unidade dela você ultrapassa a sua necessidade diária de vitamina C. Tem propriedades antitumorais pela quantidade de licopeno, um potente fitoquímico, e é rica em vitamina A, o que ajuda na saúde da pele, cabelos, unhas e olhos. Também ajuda a neutralizar a pressão arterial por ser rica em potássio, consequentemente reduzindo o risco de infarto e de derrames.

CAJU: Melhora muito a anemia por ser rico em ferro e também em vitamina C, já que o ferro depende da vitamina C para a sua absorção. É importante para a saúde óssea porque é muito rico em fósforo e este mineral é essencial na formação dos ossos. O caju é rico em zinco, que atua na imunidade, na cicatrização e também no paladar. Ele também é uma boa fonte de cobre, que auxilia no rejuvenescimento da pele e na diminuição da compulsão por doce.

MARACUJÁ: Fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina A, C e ferro. Também é rico em vitamina B3, que protege a mucosa do estômago, e em potássio, o que contribui para regulação da pressão arterial, da contração muscular e do bom funcionamento dos rins. Estudos apontam que o consumo regular da fruta diminui risco de Parkinson, infertilidade, artrite e depressão. Além disso, é bem conhecido pelas propriedades calmantes que está na flor do maracujá.

PEQUI: Muito utilizado na culinária mineira e goiana como um complemento para o frango, ele é excelente para a saúde do coração por ser rico em gordura monoinsaturada – a mesma que está presente no azeite e diminui as taxas de colesterol. Melhora a pressão arterial por ser rico em potássio e é excelente para artrite e inflamações musculares. Um estudo feito com atletas mostrou que o consumo de pequi reduziu processos inflamatórios nas articulações e nos músculos.

ABACAXI: É muito conhecido por ser uma fruta que auxilia na digestão e isso acontece porque ele possui uma enzima chamada bromelina, que auxilia na quebra de proteína. Ele também é rico em cálcio e magnésio, dois minerais que são fundamentais para a formação de massa óssea. Doenças inflamatórias como eczema, dermatite, psoríase, acne e rosácea se beneficiam com o consumo do abacaxi por a fruta ter propriedades anti-inflamatórias.

CACAU: Ele tem vários fitoquímicos que o colocam como alimento funcional e como um potente antioxidante. É considerado um antidepressivo natural por ser rico em triptofano, substância que se converte em serotonina trazendo uma sensação de bem-estar e melhora no humor. Auxilia na boa saúde do coração devido a grande quantidade de polifenóis presentes neste superalimento.

PINHÃO: Ele é excelente para a perda de peso por conter substâncias que estimulam a produção de hormônios supressores de apetite. O pinhão também é uma ótima fonte de vitamina E, excelente antioxidante que impede o envelhecimento celular. Rico em vitamina K, a fruta previne trombose e auxilia também na formação óssea junto com o Manganês.

GUARANÁ: Ele é muito conhecido como estimulante e tem efeito 4 a 7 vezes mais forte que o da cafeína. Também é considerado um excelente termogênico, ou seja, utiliza a gordura como fonte de energia. O guaraná ainda é rico em B3, que auxilia no controle de colesterol, e em selênio, um ótimo antioxidante.

MANDACARU: A fruta desse cacto é fonte de proteína e de gordura monoinsaturada (sementes). Ela tem alta concentração de fibras favorecendo o bom funcionamento do intestino, é fonte de vitamina C e também neutraliza os metais pesados.

PITOMBA: A fruta é fonte de vitamina C, A, Ferro e cálcio: uma combinação de nutrientes que estimula o sistema imunológico.