Crosta de farinha de linhaça com salada

Informações

Preparo: 45 minutos

Dificuldade: fácil

Porções: 5 unidades

Ingredientes

Vem chegando o verão e, com ele, as temperaturas sobem para animar mais os nossos dias. Com isso, é hora das saladas e comidas leves fazerem parte das refeições cotidianas. Sendo assim, apresentamos mais uma receita fonte de importantes nutrientes para o nosso organismo: Crosta de farinha de linhaça com salada. Experimente e se surpreenda com esse prato!

Feita de linhaça, a crosta é uma poderosa aliada à saúde do coração. Fonte de ômega 3 e fibras alimentares, a semente auxilia no combate das doenças cardíacas como hipertensão e infarto, ajudando a reduzir os níveis de colesterol "ruim", o LDL, atuando em prol da diminuição da pressão arterial e evitando a formação de coágulos sanguíneos.

Além disso, também podemos destacar na linhaça a sua atuação contra o diabetes, isso porque ela ajuda no controle da glicemia, o açúcar no sangue, diminuindo a resistência à insulina. Considerado um superalimento, a linhaça também age em benefício do nosso sistema imunológico, do intestino, melhora a saúde da pele, fornece energia e ainda pode amenizar os sintomas da menopausa e da TPM.

Para completar a crosta e proporcionar mais nutrientes à receita, adicionamos uma colher de chia, outra pequena semente, mas grandiosa no quesito saúde. Fonte de fibras, proteínas, vitaminas, antioxidantes e minerais, a chia é um alimento aliado a boa forma e a saúde, que também ajuda a controlar o diabetes, diminui o risco das doenças cardiovasculares e previne o envelhecimento precoce.

Recheio surpreendentemente saboroso e nutritivo!

Composto por rúcula e alface, as folhas tornam a receita leve e refrescante além de acrescentarem as vitaminas A, C e K, que previnem as ações dos radicais livres, fortalecem o sistema imunológico e fortalecem os ossos. O verde do prato também o torna mais atrativo, colorido e saboroso.

Para dar mais cor e sabor, ainda adicionamos o tomate, que possui pouquíssimas calorias e também é fonte de vitamina C, que ajuda a amenizar os sintomas do estresse do dia a dia. Como se não bastasse tantos nutrientes , o queijo magro e favorito das dietas está presente na nossa receita: o queijo cottage. Fonte de importantes nutrientes, ele está associado à redução dos riscos de câncer de mama e por ajudar a manter o corpo em forma.

Veja quantos benefícios você pode acrescentar à sua alimentação em um único prato. Além de tantas vantagens e nutrientes, a receita é extremamente prática de fazer e livre de colesterol. Acompanhe o modo de preparo, separe os ingredientes necessários e experimente! Você irá se surpreender!

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata o ovo e o óleo de coco. Em seguida, misture as farinhas, o fermento, o sal e a chia. Trabalhe a massa até soltar das mãos. Abra com as mãos sobre uma assadeira untada com um pouco de azeite extravirgem e leve ao forno pré - aquecido a 200ºC até dourar. Deixe esfriar, quebre pedaços rústicos com as mãos por cima e distribua a salada, o cottage. Para finalizar, tempere com o sal, a pimenta e, novamente, com mais um toque do azeite extravirgem.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 95Kcal 5
Carboidrato 9g 3
Proteína 3,5g 5
Gorduras totais 5g 9
Gorduras saturadas 1,6g 7
Sódio 189mg 8
Colesterol 0,5mg 0
Fibra alimentar 2,4g 10
Vitamina A 12,5mcg 2
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 4,5mg 10
Cálcio 14mg 1
Ferro 0,5g 4

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em fibras, Receitas com pouca gordura, Sem colesterol, Alimentos ricos em proteínas, Vitamina A, Vitamina C

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