Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Creme de Ricota: Opção saborosa para a sua dieta funcional
Guia Culinário 08/10/2015

Creme de Ricota: Opção saborosa para a sua dieta funcional

Dentre as inúmeras dietas estudas pela ciência, principalmente pelo método “dunkan”, o creme de ricota é atualmente um item essencial na geladeira de quem quer manter a boa forma e busca o bem-estar na vida. Cada dia mais utilizada e requisitada, o alimento, bastante funcional, serve não só como ótima pastinha para acompanhar torradas, pães e biscoitos em lanchinhos, como também em um poderoso substituto de ingredientes mais calóricos, provando que é possível ser saudável sem abrir mão do prazer de comer.

O creme aveludado e de sabor suave do creme de ricota pode substituir inúmeros ingredientes, diminuindo as calorias e adicionando importantes nutrientes, benéficos e essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. Além de ser inofensivo às dietas, o alimento traz diversas outras vantagens importantes para adiciona-la a um cardápio alimentar equilibrado e voltado à nutrição funcional:

“A textura da ricota é boa para fazer substituições. O seu creme é rico em proteínas e tem pouca quantidade de gordura, sendo muito usando em dietas de emagrecimento, ou em casos de colesterol alto, ou para quem está em processo de aumento de massa muscular.”, explica Liliam Francisco, nutricionista membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade).

Creme versátil para receitas salgadas e doces

O creme de ricota possui sabor neutro que harmoniza perfeitamente nas mais diversas receitas. Quando feito sem a adição de sal, ele pode ser usado em pratos salgados e doces. Segundo a nutricionista, as substituições mais comuns feitas com a ricota são com creme de leite, iogurte, requeijão, cream cheese, e, até mesmo, com suplementos proteicos. “A receita mais inusitada com essa substituição foi no Tiramisú, sobremesa tradicional italiana feita originalmente com queijo mascarpone”, destaca a profissional.

Dica: Para qualquer receita ficar ainda mais saudável, vale a pena fazer seu próprio creme de ricota em casa. Para isso, basta bater no liquidificador por alguns minutos a ricota com leite desnatado e manteiga light ou requeijão cremoso light.