Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Couve-de-bruxelas é boa para pele, ossos e mais! Conheça melhor seus benefícios
Guia Culinário 03/08/2018

Couve-de-bruxelas é boa para pele, ossos e mais! Conheça melhor seus benefícios

Como todos os vegetais de folhas verde-escuras, a couve-de-bruxelas é indicada para quem quer seguir uma dieta saudável e rica em componentes importantes para o bom funcionamento do organismo. Fonte de cálcio e de outros nutrientes essenciais – como minerais, fibras e vitaminas -, ela é da mesma família da couve, do brócolis e do repolho, e aparece em várias receitas que precisam de um ingrediente com sabor levemente adocicado e textura crocante.

Para você ter uma ideia do que essa versão da couve pode fazer pela sua saúde, o fortalecimento dos ossos e o controle hormonal estão entre as suas principais vantagens – mas não para por aí. Além disso, o vegetal também ajuda a combater a celulite e contribui para o emagrecimento por promover uma maior sensação de saciedade.

Fonte de cálcio, couve-de-bruxelas deixa os ossos mais fortes

Rica em cálcio, a couve-de-bruxelas melhora a saúde dos ossos, tornando-os mais fortes e impedindo o aparecimento de problemas sérios relacionados a eles – como osteoporose, artrite e artrose, por exemplo. Esse mineral não é o único responsável por isso: o vegetal também conta com o poder da vitamina K, que ajuda a fortalecer a estrutura óssea ao mesmo tempo que faz bem para o coração e para o cérebro.

Consumo do vegetal ajuda a equilibrar os hormônios e a eliminar a celulite

O excesso de estrogênio, hormônio feminino, pode gerar uma série de complicações no organismo das mulheres – desde descontrole emocional e do ciclo menstrual a complicações mais sérias, como endometriose e miomas uterinos. Por isso, além de fazer um acompanhamento regular com o ginecologista, também é importante apostar em alimentos que ajudem a dar um maior equilíbrio hormonal – como é o caso da couve-de-bruxelas. Seu consumo é recomendado por contar com nutrientes que atuam nessa função, como o que recebe o nome de indole-3-carbinol.

E os benefícios para as mulheres não param por aí: a couve-de-bruxelas também pode funcionar como um verdadeiro remédio para quem quer combater a incômoda celulite – também graças à presença do indole-3-carbinol. Isso acontece porque, ao controlar a produção de estrogênio, esse componente faz com que a pele fique firme e mais bonita por manter as ligações de colágeno intactas.

Couve-de-bruxelas também contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade

Por ser rica em fibras, um dos principais benefícios da couve-de-bruxelas é prolongar a sensação de saciedade entre uma refeição e outra. Sendo assim, para quem está em uma dieta para perder peso, o vegetal pode ser um ótimo aliado para evitar excessos durante a alimentação – principalmente se as refeições forem feitas de três em três horas, como indicam os nutricionistas.

Alimento é rico em vitaminas que impedem o envelhecimento precoce

Além de todos os nutrientes já citados, a couve-de-bruxelas também é fonte de várias vitaminas! Você sabia, por exemplo, que ela tem uma quantidade maior de vitamina C do que a presente na própria laranja? Por causa disso, entre os seus benefícios também está o aumento da imunidade e a ação antioxidante, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce das células e o surgimento de doenças sérias – como o câncer, por exemplo.

Produtos relacionados