Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Correr pode aumentar a inteligência. Veja como a ciência explica essa relação!
Movimente-se 25/08/2016

Correr pode aumentar a inteligência. Veja como a ciência explica essa relação!

Correr. Apesar de ser umas das ações mais antigas e naturais do homem, ela ainda é motivo de estudos e novas descobertas científicas. Entre as últimas análises, ficou comprovado que manter esse tipo de atividade física, de forma regular e equilibrada, pode nos tornar pessoas mais inteligentes, acredita? Sim, uma boa corridinha, além de ótima para a nossa saúde corporal, deixando o corpo mais bonito e funcional, também ativa funções cerebrais para a nossa capacidade de raciocínio lógico! Entenda como isso acontece!

De acordo com pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, a prática da corrida aumenta o número de células cerebrais, produzindo novos neurônios, o que não acontece, por exemplo, em outras atividades ou esportes.

Para comprovar as pesquisas, os pesquisadores fizeram experiências em ratos de laboratório. Separados em três grupos, os animais foram avaliados após treinos de corrida, levantamento de peso e alta intensidade. Os roedores que correram apresentaram multiplicação de neurônios, enquanto os demais não mostraram nenhuma alteração cerebral.

Corrida gera menos estresse emocional

Segundo os pesquisadores, a relação da corrida com as funções do cérebro está no estresse provocado nos ratos pelos exercícios de peso e de alta intensidade que poderia inibir o desenvolvimento de novos neurônios. Já os roedores que corriam livremente na esteira não sentiriam o impacto prejudicial do estresse e, por isso, conseguiriam desenvolver melhor o cérebro. “Apesar de não conseguir indicar um aumento exato no número de neurônios, os efeitos de atividades aeróbicas sobre o cérebro devem ser melhor estudados para conhecer os benefícios da prática para o desenvolvimento da mente”, explica Mirian Nokia, uma das pesquisadoras.

Quais são os melhores locais para correr?

 

– Calçada: Local onde é mais praticado a corrida, seja em um calçadão em frente à praia ou em uma rua normal, o piso duro favorece uma facilidade para correr e aumentar performance. Contudo, é sempre bom utilizar um tênis apropriado à prática, para evitar lesões nos tendões e ligamentos dos tornozelos e joelhos. Uma boa dica é fazer circuitos com subidas e descidas para fortalecer os músculos da perna.

– Esteira: Para quem curte uma academia, e intercalar atividades, as esteiras são ótimas opções de ergometria. Muito funcionais, elas podem ser programadas de acordo com suas necessidades e possibilidades. No entanto, para começar de forma adequada, busque a orientação de um profissional de educação física e faça os exames médicos antes da prática.

– Areia: É o terreno mais “desafiador” para se correr, porém, é um dos que melhores geram mais resultados e respostas imediatas ao corpo. Além de correr descalço, o que representa um bom contado dos pés com o piso, a areia cria possibilidade de vencermos os próprios limites. Uma ótima alternativa para quem ama correr na praia é o treinament em circuito, onde são respeitados todos os movimentos naturais do corpo.