Corantes naturais: 6 opções saudáveis e nutritivas para colorir os seus pratos!

Comida para "comer com os olhos!" Quem nunca se deparou com uma sobremesa ou refeição linda, colorida e apetitosa e acabou se rendendo aos encantos do prato? Um dos responsáveis por isso são os corantes, que trazem novas tonalidades e sabores que tornam qualquer receita mais atrativa! A boa notícia é que, diferentemente dos corantes artificias, ainda muito usados na culinária, há uma série de corantes naturais, extraídos de flores, folhas, raízes e frutas, que dão o mesmo efeito visual, mas com muito mais vantagens para a a nossa saúde alimentar! Conheça os principais!

O próprio nome já diz, "corante", ou seja, que dá cor ou intensifica tonalidades já existentes nos alimentos ou nas composições do prato. Os corantes naturais podem ser encontrados nas mais diversas raízes, variando, principalmente, às cores verde, amarelo, laranja, vermelho e roxo. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, os benefícios desses ingredientes vão desde a melhora na digestão até a prevenção de alguns tipos de câncer. A profissional destacou 6 dos mais poderosos corantes da terra, explicando as suas vantagens nutricionais e suas melhores formas de consumo.

6 corantes naturais para fazerem parte da sua alimentação saudável

1 - Urucum: Extraído da semente da "Bixa Orellana", uma árvore nativa da América tropical, esse fruto de cor avermelhada, por ser rico em carotenoides, ajuda a proteger a visão contra a degeneração macular. Ele também é rico em cálcio que proporciona ossos fortes evitando doenças como a osteoporose.

- Dicas de uso: Ingerir em cápsulas ou na forma de tempero utilizando as sementes encontradas em feiras e lojas de produtos naturais.

2 - Cúrcuma: Ou açafrão, como também é conhecido, é extraído da raiz da Cúrcuma Longa. O corante, amarelo-alaranjado, possui um sabor picante e amargo, além de uma fragância suave. "A cúrcuma é um anti-inflamatório natural e também tem o papel de prevenir o câncer. Possui propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular", explica Carolina.

- Dica de uso: Pode ser utilizado para temperar arroz, carnes e legumes em geral.

3 - Clorofila: O pigmento verde está presente em todas as plantas capazes de realizar a fotossíntese, por isso pode ser encontrado em verduras, legumes e folhas verde escuras."A clorofila possui poder antioxidante, melhora a circulação sanguínea e é rica em fibras, que regula o funcionamento do intestino. Seu consumo não tem contra-indicação", destaca a nutricionista.

- Dicas de uso: Utilize as folhas como couve, alface, espinafre no preparo do suco verde, na salada ou em alguma outra preparação.

4 - Antocianinas: São pigmentos polifenólicos presentes nas frutas e alguns legumes que variam da cor azul-vermelho a roxo. Podemos encontrá-lo nas uvas, frutas vermelhas, como framboesa e amora, a cebola roxa e o repolho roxo. Outros bons exemplos são: açaí, berinjela, ameixa seca, morango e cereja.

"O consumo do corante natural previne o aparecimento de câncer, tem ação anti-inflamatória, melhora a visão noturna, acuidade visual e protege o coração. A antocianina não tem contra-indicação" ressalta a Dra. Carolina Xavier.

- Dicas de consumo: Você pode usar o corante para decorar sobremesas ou para enfeitar e confeitar bolos e cupcakes.

5 - Licopeno: O corante natural é responsável pela cor avermelhada das frutas e legumes, tais como tomates, goiaba, melancia e caqui. Segundo Carolina Xavier, o consumo dessa substância protege o organismo contra os radicais livres por conta do seu poder antioxidante. Ele possui ações contra o câncer de próstata e pulmão e age em prol da pele contra os raios UVB. "Esse corante também apresenta benefícios para a saúde ocular e previne a infertilidade", ressalta a especialista.

- Dicas de uso: Melhor forma para aproveitar as propriedades do licopeno é utilizar o tomate na forma de molho, pois tem uma concentração maior da substância, além da ingestão de frutas ricas no elemento e preparo de sucos naturais. O corante não possui contra-indicação.

6 - Páprica: O corante é derivado da moagem do pimentão seco ou da pimenta. Tem uma menor dose de capsaicina, um composto que é responsável por causar a sensação picante. "Sua cor varia do laranja ao vermelho intenso, dependendo do tipo de pimenta usado", explica a profissional destacando seus benefícios:

"Rico em vitamina C, atua como anti-inflamatório, reduz a pressão arterial, combate a anemia, além de gerar benefícios para a saúde cardiovascular e proporcionar um sono tranquilo", completa a nutricionista.

- Dicas de uso: Pode ser utilizado como enfeite e tempero para os pratos.

* Essas e outras questões alimentares a nutricionista Carolina Xavier responde em seu blog e e no canal no youtube: Transborde Saúde

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Alimentos ricos em fibras, Vitamina C

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