Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/09/2016

Conservação dos alimentos: Como devemos organizar corretamente a geladeira?

Além de comer bem e seguir bons hábitos de vida, as orientações de uma boa alimentação requerem uma atenção especial para os cuidados com tudo aquilo que vamos ingerir no dia a dia. Ou seja, desde o manuseamento dos alimentos e a higiene dos produtos, a organização da geladeira, por exemplo, também refletirá no aproveitamento integral dos ingredientes e, claro, a sua sobrevida nutricional para a nossa saúde. Por isso, veja um pequeno manual básico de como realizar uma conservação segura sob refrigeração, idealizado pela nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood.

De acordo com a especialista, para garantir a conservação dos alimentos, a organização da geladeira é fundamental. A separação dos grupos alimentares, o espaço para que os produtos não se misturem e a atenção com a validade são de extrema importância em todo o processo alimentar. Confira, abaixo, algumas dicas importantes!

Manual para organizar a sua geladeira

1 – Separe os alimentos: Não misture frutas, vegetais, e carnes na mesma prateleira ou gaveta. “Cada alimento tem seus micro-organismos próprios, o contato de diferentes tipos de alimentos pode levar a contaminação e com isso a deterioração deles”, analisa a profissional.

2 – Cuide com cuidado das sobras: Guarde os restos até 4 dias em recipientes de vidro transparente de forma que você veja ao abrir a geladeira. “Ver o que está sobrando ajuda você a comê-las mais rápido!”, destaca a especialista.

3 – Atenção aos perecíveis: Não coloque o leite, ovos ou outros alimentos que estragam rápido na porta de sua geladeira. “Na porta a temperatura varia mais. Prefira deixá-los na prateleira do meio”, aconselha a nutricionista.

4 – Não recongele os alimentos: Uma vez descongelado mantenha na temperatura de refrigeração. “O processo de descongelamento altera a carga microbiana e com isso no segundo congelamento o alimento estará com mais micro-organismos que na primeira vez e quando for usado haverá maior risco de doenças transmitidas por alimentos ou mais rápida deterioração”, reitera.

5 – Não deixe a geladeira muito cheia: O ar precisa circular pelos alimentos para mantê-los frescos. “Quando muito cheia ela cria pontos quentes que podem acelerar a deterioração dos alimentos”, salienta a Dra. Patrícia.

6 – Consuma consciente: Compre apenas o que esta precisando, use as sobras, invente receitas! “Passe para a parte superior e mais na frente o que esta mais velho para lembrar de consumir”, especifica a profissional, apresentando, abaixo, a melhor ordem para organizamos a geladeira.

Vamos ser práticos! Tente manter a seguinte ordem:

1 – Os hortifrútis na gaveta inferior.

2 – As carne cruas e frutos do mar (sempre bem embalados) na prateleira de baixo para evitar respingos contaminando outros alimentos.

3- Os mais frágeis na prateleira do meio onde a temperatura é mais estável.

4- Os de consumo imediato, de maior uso e sobras na prateleira de cima, de fácil visualização e que permitam retirada rápida para não perder tempo com a geladeira aberta o que pode comprometer a segurança e qualidade dos outros alimentos.

Veja mais

Produtos relacionados